Renovação
Temos a capacidade de, pensar em recomeçar a cada ano, naquela hora da passagem de ano, renovando nossas esperanças de uma vida melhor para todos. Fazemos promessas, para nos mesmos. Uns perseguem o cumprimento dessas promessas, outros esperam que o próximo se mexa para cumprir “a sua promessa”. Assim o reflexo nos atinge.
Ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições e ter posicionamento para levar suas crenças aos demais é uma tarefa que, para ser cumprida, há necessidade de persistência. Não só para o próximo ano, mas para sempre enquanto tiver vida.
Acreditar no software livre é para poucos!. Mas faça parte desse pequeno mundo e tente, com ajuda ou sem, espalhando essa filosofia que pode diminuir as diferenças existentes entre as pessoas.
E afinal de contas esse ano não foi bom para o software livre no Brasil. Lemos, através de todo tipo de mídia, a deserção das empresas públicas na implantação e utilização de software livre. Ao mesmo tempo estão acontecendo, em países ao redor do mundo, o abraço ao software livre. Mesmo que, alguns, comecem utilizando somente o LibreOffice, mas a coisa vai tomando grandes proporções e passam a utilizar distribuições Linux como sistema operacional e, até mesmo, constroem um para a necessidade de seus órgãos administrativos.
Aqui no Brasil essas histórias poderiam servir de exemplo. Quanto dinheiro não seria poupado e poderia ir para muitas das outras necessidades primordiais do povo, como a saúde e a educação, por exemplo.
O nosso desejo é de renovação. De idéias, de novas formas de trabalho para difundir essas idéias e sempre, pensar no que é melhor para o todo, ou seja, para o povo.
E falando da última edição da revista em 2015, temos um pequeno exemplo de uma cidade de Santa Catarina que esta abraçando a causa do software livre, com jovens trabalhadores e suas idéias de como ajudar na administração de uma cidade. E veja também o alcance de nossa revista ao receber um artigo de uma faculdade de economia da Argentina. São só, dois pequenos exemplos, de como se pode fazer mais com menos. E obter sucesso.
E temos bastante conteúdo nessa edição. Veja que, temos dois artigos escritos a várias mãos. Muito interessante por se tratar de grupos com interesse comum. Isso sempre dará bons frutos. E, como sempre, dicas e tutorias sobre LibreOffice, além de assuntos sobre outros aplicativos de código aberto. Renove-se com essa leitura.
Desejamos a todos um Feliz Natal e um Ano Novo de Renovação.
Agradecemos a todos que colaboraram com essa edição.
Vera Cavalcante
Download edição 20: Feliz Natal e Próspero 2016
Download edições anteriores: http://pt-br.libreoffice.org/projetos/revista/
Pingback: Revista Espírito Livre » Blog Archive » Lançada LibreOffice Magazine 20