Berlim, 19 de dezembro de 2024 – O LibreOffice 24.8.4, a quarta versão secundária da família LibreOffice 24.8 da suíte de escritório gratuita de código aberto e apoiada por voluntários para Windows (Intel, AMD e ARM), MacOS (Apple e Intel) e Linux, está disponível em https://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-novo/
A versão inclui mais de 55 correções de bugs e regressões em relação ao LibreOffice 24.8.3 [1], para melhorar a estabilidade e a robustez do software, bem como a interoperabilidade com formatos de documentos legados e proprietários.
O LibreOffice é a única suíte de escritório que respeita a privacidade do usuário, garantindo que ele possa decidir se e com quem compartilhará o conteúdo que criar. Ele permite até mesmo a exclusão de informações relacionadas ao usuário dos documentos. Dessa forma, o LibreOffice é a melhor opção para o usuário de suíte de escritório que se preocupa com a privacidade, ao mesmo tempo em que oferece um conjunto de recursos comparável ao produto líder do mercado.
Além disso, o LibreOffice oferece uma variedade de opções de interface para atender a diferentes hábitos de usuário, do tradicional ao moderno, e aproveita ao máximo os diferentes tamanhos de tela, usando todo o espaço disponível na área de trabalho para colocar o máximo de recursos a apenas um ou dois cliques de distância.
A maior vantagem sobre os produtos concorrentes é o mecanismo de tecnologia do LibreOffice, a plataforma de software única na qual se baseiam as versões do LibreOffice para desktop, dispositivos móveis e nuvem – incluindo as de empresas do ecossistema.
Isso permite que o LibreOffice produza documentos idênticos e totalmente interoperáveis com base em dois padrões ISO: o Open Document Format (ODT, ODS, ODP), aberto e neutro, e o OOXML (DOCX, XLSX, PPTX), fechado e totalmente proprietário da Microsoft, que esconde uma grande quantidade de complexidade artificial e pode causar problemas para os usuários que estão confiantes de que estão usando um verdadeiro padrão aberto.
Os usuários finais que buscam suporte podem baixar os guias LibreOffice 24.8 Getting Started, Writer, Impress, Draw e Math no seguinte link: books.libreoffice.org/. Além disso, eles podem obter suporte técnico de primeiro nível de voluntários em listas de discussão e no site Ask LibreOffice: Ask LibreOffice.
LibreOffice para empresas
Para implementações de classe empresarial, a TDF recomenda fortemente a família de aplicativos LibreOffice Enterprise de parceiros do ecossistema, com três ou cinco anos de backporting de patches de segurança, outros recursos dedicados de valor agregado e Acordos de Nível de Serviço: www.libreoffice.org/download/libreoffice-in-business/.
Cada linha de código desenvolvida por empresas do ecossistema para clientes corporativos é compartilhada com a comunidade no repositório de código mestre e melhora a plataforma da Tecnologia LibreOffice. Os produtos baseados na tecnologia LibreOffice estão disponíveis para todos os principais sistemas operacionais de desktop (Windows, macOS, Linux e ChromeOS), plataformas móveis (Android e iOS) e na nuvem.
O protocolo de migração da Document Foundation ajuda as empresas a migrar de suítes de escritório proprietárias para o LibreOffice, instalando a versão LTS (suporte de longo prazo) otimizada para empresas do LibreOffice, além de consultoria e treinamento fornecidos por profissionais certificados: www.libreoffice.org/get-help/professional-support/.
Na verdade, a base de código sólido do LibreOffice, o rico conjunto de recursos, o forte suporte a padrões abertos, a excelente compatibilidade e as opções de LTS fazem dele a solução ideal para organizações que buscam recuperar o controle de seus dados e se libertar da dependência de fornecedores.
Disponibilidade do LibreOffice 24.8.4
O LibreOffice 24.8.4 está disponível em https://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-novo/. Os requisitos mínimos para sistemas operacionais proprietários são Microsoft Windows 7 SP1 (não mais suportado pela Microsoft) e Apple MacOS 10.15. Os produtos para Android e iOS estão disponíveis em www.libreoffice.org/download/android-and-ios/.
Os usuários do ramo 24.2 do LibreOffice (a última atualização foi a 24.2.7), que recentemente chegou ao fim da vida útil, devem considerar a atualização para o LibreOffice 24.8.4, pois essa já é a versão mais testada do programa. No início de fevereiro será anunciada a versão 25.2 do LibreOffice.
[1] Correções no RC1: wiki.documentfoundation.org/Releases/24.8.4/RC1. Correções no RC2: wiki.documentfoundation.org/Releases/24.8.4/RC2.
Texto original: Blog The Document Foundation
Doação:
Usuários do LibreOffice, defensores do software livre e membros da comunidade podem apoiar a Document Foundation fazendo uma doação em https://pt-br.libreoffice.org/donate/