A nova versão principal oferece muitas melhorias na interface do usuário e na acessibilidade, além dos recursos usuais de interoperabilidade
Berlim, 6 de fevereiro de 2025 – O LibreOffice 25.2, a nova versão principal da suíte de escritório gratuita e apoiada por voluntários para Windows (Intel, AMD e ARM), macOS (Apple Silicon e Intel) e Linux, está disponível em nossa página de download. O LibreOffice é a melhor suíte de escritório para usuários que desejam manter o controle sobre seus softwares e documentos individuais, protegendo assim sua privacidade e vida digital da interferência comercial e das estratégias de lock-in das grandes empresas de tecnologia.
O LibreOffice é a única suíte de escritório projetada para atender às necessidades reais do usuário – e não apenas aos seus olhos. Ele oferece uma variedade de opções de interface para atender a diferentes hábitos de usuário, do tradicional ao moderno, e aproveita ao máximo os diferentes tamanhos de tela, otimizando o espaço disponível para colocar o máximo de recursos a apenas um ou dois cliques de distância.
É também o único software para criação de documentos (que pode conter informações pessoais ou confidenciais) que respeita a privacidade do usuário, garantindo que ele possa decidir se e com quem compartilhará o conteúdo criado, graças ao formato padrão e aberto que não é usado como ferramenta de bloqueio, obrigando a atualizações periódicas do software. Tudo isso com um conjunto de recursos que é comparável ao dos principais softwares do mercado e muito superior ao de qualquer concorrente.
O que torna o LibreOffice único é a Plataforma Tecnológica do LibreOffice, a única no mercado que permite o desenvolvimento consistente de versões para desktop, dispositivos móveis e nuvem – incluindo aquelas fornecidas por empresas do ecossistema – capazes de produzir documentos idênticos e totalmente interoperáveis com base nos dois padrões ISO disponíveis: o ODF ou Open Document Format (ODT, ODS e ODP) e o OOXML (DOCX, XLSX e PPTX) proprietário da Microsoft. O último esconde um grande número de complexidades artificiais (e desnecessárias) que criam problemas para os usuários convencidos de que estão usando um formato padrão.
Os usuários finais podem obter suporte técnico de primeiro nível de voluntários nas listas de discussão de usuários e no site Ask LibreOffice: Askbot em Português. O Guia do LibreOffice Writer em inglês pode ser baixado em https://books.libreoffice.org/en/
Novos recursos do LibreOffice 25.2
PRIVACIDADE
- O LibreOffice pode remover todas as informações pessoais associadas a qualquer documento (nomes de autores e registros de data e hora, hora de edição, nome e configuração da impressora, modelo de documento, autor e data para comentários e alterações rastreadas).
NÚCLEO/GENERAL
- O LibreOffice 25.2 pode ler e gravar ODF versão 1.4.
- Muitas melhorias de interoperabilidade com documentos OOXML proprietários.
- Agora é possível assinar documentos automaticamente após definir um certificado padrão.
- O Windows 7 e 8/8.1 são plataformas obsoletas, e o suporte será removido na versão 25.8.
- As extensões e os recursos que dependem do Python não funcionarão no Windows 7.
WRITER
- Aprimoramentos no gerenciamento de alterações de rastreamento, para gerenciar um grande número de alterações em documentos longos.
- Os comentários agora são rastreados no Navegador quando você move o foco para os comentários, enquanto o redimensionamento da área que contém os comentários agora mostra um guia visual.
- Foram adicionadas opções para definir um nível de zoom padrão para abrir documentos, substituindo o nível armazenado nos documentos.
- Agora é possível excluir todo o conteúdo de um tipo de conteúdo (excluindo cabeçalhos) por meio do Navigator.
CALC
- Adição de uma caixa de diálogo “Manipular registros duplicados” para selecionar/remover registros duplicados no Calc.
- A caixa de diálogo Function Wizard e o deck da barra lateral de funções receberam melhorias na pesquisa e na experiência do usuário.
- Os modelos do Solver podem ser salvos em planilhas e o Solver é capaz de fornecer um relatório de análise de sensibilidade.
- Adição de novas opções de proteção de planilhas relacionadas a tabelas dinâmicas, gráficos dinâmicos e filtros automáticos.
IMPRESS & DRAW
- Muitos aprimoramentos em todos os modelos do Impress, que agora têm elementos visíveis (cor da fonte definida como preta) em Master Notes e Handout.
- Os objetos podem ser centralizados no slide do Impress (ou na página do Draw) em uma única etapa.
- A repetição automática de slides agora pode ser ativada no modo de janela.
- O texto que transborda nas anotações do apresentador não é mais cortado durante a impressão.
INTERFACE DO USUÁRIO
- A lista de arquivos usados recentemente agora tem uma caixa de seleção “[x] Somente o módulo atual” que permite filtrar a lista.
- Os limites dos objetos agora são alternados independentemente das Marcas de formatação.
- A cor dos caracteres não impressos e a cor de fundo dos comentários podem ser personalizadas.
- Os itens padrão para listas não ordenadas (também conhecidas como marcadores) foram atualizados.
- Melhorias significativas nos temas dos aplicativos.
ACESSIBILIDADE
- Níveis de aviso e erro aprimorados na barra lateral de acessibilidade, com a opção de ignorar os avisos.
- Os elementos da interface do usuário informam um identificador acessível que pode ser usado por tecnologias auxiliares.
- Windows: a acessibilidade é ativada sempre que uma ferramenta consulta informações sobre o nível de acessibilidade, e as relações acessíveis são informadas corretamente.
- Linux: as posições dos elementos da interface do usuário (inclusive no Wayland) são informadas corretamente no nível de acessibilidade.
BIBLIOTECAS DO SCRIPTFORGE
- Uma coleção extensível e robusta de recursos de script de macro a serem invocados a partir de scripts Basic ou Python do usuário.
- Todo o conjunto de serviços (exceto quando a função integrada nativa for melhor) é disponibilizado para scripts Python com sintaxe e comportamento idênticos aos do Basic.
- A documentação em inglês das bibliotecas do ScriptForge agora está parcialmente integrada às páginas de ajuda do LibreOffice.
Colaboradores do LibreOffice 25.2
Um total de 176 desenvolvedores contribuíram para os novos recursos do LibreOffice 25.2: 47% dos commits de código vieram de 50 desenvolvedores empregados por empresas do ecossistema – Collabora e allotropia – e outras organizações, 31% de sete desenvolvedores da The Document Foundation, e os 22% restantes de 119 desenvolvedores voluntários individuais.
Outros 189 voluntários comprometeram 771.263 strings localizadas em 160 idiomas, representando centenas de pessoas trabalhando em traduções. O LibreOffice 25.2 está disponível em 120 idiomas, mais do que qualquer outro software de desktop, tornando-o disponível para mais de 5,5 bilhões de pessoas em seu idioma nativo. Além disso, mais de 2,4 bilhões de pessoas falam um desses 120 idiomas como segunda língua.
LibreOffice para empresas
Para implementações de classe empresarial, a TDF recomenda fortemente a família de aplicativos LibreOffice Enterprise de parceiros do ecossistema, com três ou cinco anos de backporting de patches de segurança, outros recursos dedicados de valor agregado e Acordos de Nível de Serviço: www.libreoffice.org/download/libreoffice-in-business/.
Cada linha de código desenvolvida por empresas do ecossistema para clientes corporativos é compartilhada com a comunidade no repositório de código mestre e melhora a plataforma da Tecnologia LibreOffice. Os produtos baseados na tecnologia LibreOffice estão disponíveis para todos os principais sistemas operacionais de desktop (Windows, macOS, Linux e ChromeOS), plataformas móveis (Android e iOS) e na nuvem.
Migrações para o LibreOffice
A Document Foundation publica um protocolo de migração para ajudar as empresas a migrarem de suítes de escritório proprietárias para o LibreOffice, com base na implantação de uma versão do LibreOffice otimizada para empresas com suporte de longo prazo (LTS), além de consultoria e treinamento de migração fornecidos por profissionais certificados que oferecem soluções de valor agregado consistentes com as ofertas proprietárias. Referência: www.libreoffice.org/get-help/professional-support/.
Na verdade, a base de código madura do LibreOffice, o rico conjunto de recursos, o forte suporte a padrões abertos, a excelente compatibilidade e as opções de LTS de parceiros certificados fazem dele a solução ideal para organizações que buscam recuperar o controle de seus dados e se libertar da dependência de fornecedores.
Disponibilidade do LibreOffice 25.2
O LibreOffice 25.2 está disponível em pt-br.libreoffice.org. Os requisitos mínimos para sistemas operacionais proprietários são Microsoft Windows 7 SP1 e Apple MacOS 10.15. Os produtos baseados na tecnologia LibreOffice para Android e iOS estão listados aqui: https://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-para-android-e-ios/.
Para os usuários que não precisam dos recursos mais recentes e preferem uma versão que passou por mais testes e correções de bugs, a The Document Foundation ainda mantém a família LibreOffice 24.8, que inclui vários meses de correções retroativas. A versão atual é o LibreOffice 24.8.4.
Usuários do LibreOffice, defensores do software livre e membros da comunidade podem apoiar a The Document Foundation com uma doação em https://pt-br.libreoffice.org/donate/
[1] Notas de versão em inglês: wiki.documentfoundation.org/ReleaseNotes/25.2
Texto original: Blog The Document Foundation
Doação:
Usuários do LibreOffice, defensores do software livre e membros da comunidade podem apoiar a Document Foundation fazendo uma doação em https://pt-br.libreoffice.org/donate/