Akoma Ntoso

Akoma Ntoso (“corações ligados” no idioma Akan da África Ocidental) define um conjunto simples e tecnologicamente neutro de representações por meio eletrônico, “legível por máquinas” no formato XML, de documentos originados em parlamentos, legislativos e judiciários.
Os esquemas XML do Akoma Ntoso tornam visíveis os componentes da estrutura e da semântica relevantes dos documentos digitais, para suportar a criação de serviços de informações de alto valor. Com isso, fornece-se mais poder aos departamentos de TIC para aumentar a eficiência e responsabilidade nos contextos parlamentares, legislativos e judiciários.
A OASIS (Organization for the Advancement of Structured Information Standards  www.oasis-open.org) um consórcio sem fins lucrativos que conduz ao desenvolvimento de padrões abertos para a sociedade da informação global, iniciou o processo de estabelecer o LegalDocumentML (LeDML) Technical Committee para iniciar os procedimentos que levarão o Akoma Ntoso a ser aceito como padrão OASIS para documentos parlamentares e legislativos, bem como julgamentos.
Akoma Ntoso é uma iniciativa do “Africa i-Parliament Action Plan” (www.parliaments.info) um programa das Nações Unidas (UN/DESA).

Leave a Reply