LibreOffice Magazine – edição 05

O tema de capa da quinta edição da revista eletrônica LibreOffice Magazine é dedicada aos desenvolvedores do LibreOffice no Brasil. A comunidade carihosamente apelida esses heróis voluntários de “Meninos do Brasil”.

capa_ed5

Do conceito ao pré conceito

No Houaiss circula do adjetivo “espontâneo” ao substantivo que compõe a frase  “… é aquele que se dedica a um trabalho sem vínculo empregatício, prestando ajuda quando necessário”. São duas definições de voluntário em um dicionário.

Essa capacidade de doação é algo que não é tangível, não pode ser percebido por pessoas que não têm isso como parte de educação de “berço” ou no seu DNA. Das que tem, nem todas deixam que essa “loucura” espontânea saia de suas entranhas e tome a liberdade de fluir para o mundo em que vivem.

Mas os que assumem essa veia de voluntário, fazem um bem enorme, primeiro a si mesmo e depois ao mundo. E são pessoas imperceptíveis na multidão. São pessoas de todas as cores, idades, crenças e diferentes níveis de educação.

O trabalho voluntário nas comunidades de Software Livre – nas diversas atividades tais como desenvolvimento de software, documentação, tradução, divulgação e etc, não é visível para a grande maioria das pessoas. Isso faz com que achem que são um “bando de loucos”, antissociais, nerds e etc. E que seu envolvimento e trabalho em comunidades é coisa de amador.  Não. Com certeza é coisa de amante. No Houaiss significa “que ou aquele que tem gosto ou inclinação por alguma coisa”. Inclinação de colaborar, dividir o que sabe, para saber mais e aprender mais. E você que acha que ser profissional é usar os pacotes de caixinha, caros ao bolso da grande maioria da população, não gostaria de experimentar esse lado amador do software livre?

De repente você é um dos que tem aquela loucura espontânea adormecida, e com essa experiência não se descobre um amante. Voluntário e capaz de se doar a uma causa.

Os amadores vão adorar aumentar a legião de colaboradores voluntários.

Esta edição é dedicada a todos os voluntários.

Aos colaboradores desta edição, os sinceros agradecimentos por mais esse lançamento.

Boa leitura!

Vera Cavalcante

Para baixar a 5a. edição da revista eletrônica LibreOffice Magazine, acesse o site: http://pt-br.libreoffice.org/projetos/revista

3 thoughts on “LibreOffice Magazine – edição 05

  1. Emanuel Woiski

    É muito melhor e mais criativo se dedicar as comunidades de Software Livre do que gastar suas energias sendo encabrestado em um movimento anarco-fascista com características de violência e vandalismo “gratuito”.

  2. maxwell

    No caos temos a oportunidade de encontrar soluções para problemas há muito esquecidos…

Leave a Reply