LibreOffice Magazine 6 é lançada

Adoção – substantivo feminino

capa-006A administração de um estado, pensando como uma mãe, deve fazer o que é melhor para seus filhos. E assim adotar normatizações que gerem entre outras coisas, organização, utilização de uma linguagem única de fácil entendimento por todos, qualidade de produtos e serviços, economia, eliminação de barreiras evitando regulamentos conflitantes, além da proteção ao cidadão.

Foi o que fez o estado do Rio Grande do Sul, ao normatizar em 13 de junho de 2012 a Lei ODF 14009 que dispõe sobre a adoção de formatos abertos de arquivos para criação, armazenamento e disponibilização digital de documentos.

E a partir dessa data foi feito um trabalho, aqui relatado no artigo e na entrevista assinados por Antônio Guimarães que vai até a assinatura do Protocolo ODF com a TDF (The Document Foundation) durante o Fisl de 2013 para a utilização do LibreOffice em todos os órgãos do estado. Quem ganha é o cidadão.

As dicas detalhadas dessa edição, sobre utilização do LibreOffice, são assinadas por Gilberto Schiavinatto, Rogerio Luz Coelho e Valdir Barbosa.

E o LibreOffice também é utilizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, em todos os cursos como disciplina de Informática. Isso demonstra que ele é confiável o suficiente para ser ensinado a futuros técnicos formados nessa instituição.

E da cidade de Volta Redonda temos um exemplo de trabalho em uma escola da rede municipal de ensino com software e hardware livres para alunos do 5° ao 9° grau. Tudo é possível quando se usa a filosofia de compartilhar conhecimento. David Jourdain demonstra isso na quarta parte do artigo sobre o kernel Linux. E pode-se até dançar! Veja no artigo assinado por Douglas Vigliazzi que demonstra que é possível ser um DJ “profissa” utilizando Software Livre.

Inclusão Digital e Educação. Dois temas sempre importantes para serem discutidos em beneficio da evolução do país estão nos textos de Rodolfo Avelino e Wilkens Lenon.

E, para terminar, o relato de Eliane Domingos sobre a participação da comunidade brasileira do LibreOffice no Fisl e no Consegi.

Agradecemos a todos os colaboradores dessa edição.

Vera Cavalcante

Download edição 06: http://pt-br.libreoffice.org/assets/Uploads/PT-BR_imagens/Magazine/LM-ED06.pdf

Download edições anteriores: http://pt-br.libreoffice.org/projetos/revista/

Leave a Reply