Edição de Natal – LibreOffice Magazine 8

capa08

No final de ano começo confessando: Errei!

Na edição passada dissemos que o artigo sobre Kernel Linux era o último. Não era. É nessa edição que temos o último artigo dessa série escrita por David Jourdain. Peço desculpas.

E para começar bem essa edição vamos mencionar o artigo sobre a Sinergética – empresa privada cujo foco de trabalho é auxiliar, empresas nacionais e internacionais, públicas ou privadas, na otimização do uso de recursos naturais. Um texto profundo, escrito por Paulo F Garreta Harkot, que dá a dimensão das possibilidades que o homem tem de utilizar os recursos que a Terra nos oferece de forma sustentável. E a estrutura dessa empresa utiliza software Libre. Linux e LibreOffice.

Há um texto que é um resumo da monografia de Douglas Braga Silva, relatando a utilização do Plone – que é um Sistema Gerenciador de Conteúdo, livre e de código aberto, no âmbito da Administração Pública do Brasil. E sobre Virtualização quem ensina o passo a passo de instalação do Oracle Virtual Box em máquinas com Linux de qualquer distribuição é Roberto Rodrigues Junior.

E sobre LibreOffice, além das valiosas dicas sobre sua utilização de colaboradores como Valdir Barbosa, Douglas Vigliazzi, Gilberto Schiavinatto, Klaibson Ribeiro, Julio Cezar Neves, Eliane Domingos, temos artigos que também privilegiam nosso canivete suíço. Um artigo sobre utilização do LibreOffice por professores no estado do Paraná é discutida em um texto de Wesley Dias Tamagi bem como no artigo de Rodolfo Avelino que fala da utilização como meio de inclusão de pessoas ao conhecimento nos telecentros de todo o Brasil. E Raimundo Santos Moura apresenta o salvador dos textos: é o Vero que ajuda na verificação ortográfica e gramatical em textos do LibreOffice. Esse é bom!

Mais um ano terminando. E para a LibreOffice Magazine é virada de ano. Ano 2 de nossas edições. Estamos felizes por conseguir levar esse projeto para essa virada. E muito importante foi o apoio recebido por toda a comunidade brasileira que, sempre, de forma voluntária, ajudou de várias maneiras para que, a cada bimestre, as coisas acontecessem e conseguíssemos lançar mais uma edição. Nossos mais sinceros agradecimentos a todos que torceram por nós e, principalmente, aqueles que colaboraram colocando seu tempo e seu conhecimento a disposição de nossos leitores. Somos todos vitoriosos.

Agradecemos aos que, contribuíram para essa edição.

Desejamos a todos um feliz Natal e para o ano de 2014, muita alegria, saúde e sucesso.

Vera Cavalcante

Download edição de natal: https://pt-br.libreoffice.org/assets/Uploads/PT-BR_imagens/Magazine/LM-ED08.pdf

Download outras edições: http://pt-br.libreoffice.org/projetos/revista/

Leave a Reply