The Document Foundation (TDF ) anuncia a programação da Temporada de Caça Bug do LibreOffice 4.3, que vai começar no período de 23 a 25 de maio de 2014.
Participar será fácil. Os detalhes da sessão de caça bug estão no TDF wiki, onde há também uma lista crescente de novos recursos e melhorias do LibreOffice 4.3, para verificar se há erros e regressões.
- Wiki: https://wiki.documentfoundation.org/BugHunting_Session_4.3.0
- Release notes: https://wiki.documentfoundation.org/ReleaseNotes/4.3
Para participar, será necessário ter um PC com Windows, MacOS ou Linux, e o LibreOffice 4.3 Beta 1, além de muito entusiamo.
- LibreOffice 4.3 Beta 1 http://www.libreoffice.org/pre-releases
Registrar Bugs será extremamente fácil , graças à ajuda de voluntários experientes que estarão disponíveis na lista de discussão QA (libreoffice-qa@lists.freedesktop.org) e no canal IRC (irc://irc.freenode.net/#libreoffice-qa) .
A Comunidade Brasileira premiará os 2 brasileiros que mais se destacarem na primeira Temporada de Caça Bugs, com um kit LibreOffice contendo (1 Camisa, 1 Chaveiro e 1 Caneta). Os caçadores brasileiros que participarem da temporada, deverão enviar uma lista com o número dos chamados dos Bugs que abriram e os chamados abertos que de alguma forma auxiliaram nos testes, para o e-mail brasil@libreoffice.org. Com base nos chamados, será feita a apuração.
Participe! É com a ajuda de todos que o LibreOffice se tornou a melhor suíte de escritório livre do mundo.
Boa caça! :)
Eu nunca consegui usar o LO ou o OO não devido a um bug, mas a uma dificuldade operacional. Eu tenho planilhas enormes e tenho que mudar celulas de lugar de forma individual. No Excel eu clico na celula e arrasto. Fica muito simples.
No OO ou LO não consigo resolver de forma simples.
A indústria de TI sabe que planilhas enormes são tabelas de banco e dados e que os relatórios dos sistemas corporativos não conseguem atender os usuários nas suas demandas. Numa empresa que dei treinamento, o pessoal até atendia, mas dos 500 relatórios no acervo, menos de 30 eram usados, por que os 470 restantes eram “firulas” que os usuários pediam e não se dava sequência quando o funcionário mudava de função ou ia embora. Muitas vezes eram relatórios repetidos com cores e fontes diferentes… assim não dá…
Encontrei verdadeiros sistemas com 200MB de dados, que até mesmo o Excel ficava de joelhos. O grau de optimização dessas planilhas era fraquíssimo, com repetição descontrolada de fórmulas, geração de colunas novas com textos, dezenas de tabelas dinâmicas, e quase nenhuma racionalização.
Num exemplo que tratei, reduzi uma planilha de 20MB no Excel a 300KB no LibreOffice, só usando fórmulas avançadas e racionalizando a matemática.
Se o Excel gerencia melhor a memória nestes casos, é por que ele está integrado ao Windows, e do Windows consegue acesso a API’s reservadas, que não estão acessíveis aos demais fabricantes de software. o LibreOffice não tem aceso a estas API’s secretas e pelo fato de ser um software para 3 sistemas operacionais (Windows, Mac e Linux), ele não pode descer a nível de APIS não oficiais.