LibreOffice 4.3: A suíte office sem igual, só para você.

libo-43

  • Melhor interoperabilidade de arquivos OOXML e suporte a arquivos legados do Mac.
  • Melhor gerenciamento de comentários e trabalho com planilhas mais intuitivo.
  • Modelos 3D no Impress, e aspecto natural no MacOS X

Berlim, 30 de julho de 2014 – A Document Foundation anuncia o LibreOffice 4.3, o oitavo lançamento da suíte office livre após o nascimento do projeto em setembro de 2010, e do esforço combinado de milhares de voluntários e centenas de desenvolvedores. O programa chegou a um nível de maturidade que o torna adequado para todo tipo de instalação, especialmente com o suporte e orientação de empresas especializadas no software.

O LibreOffice 4.3 oferece um vasto número de melhorias e novas funcionalidades:

Interoperabilidade de Documentos: suporte ao OOXML Strict, melhorias na parte gráfica do OOXML (DrawingML, fontes temáticas, preservação dos estilos de desenho e atributos), incorporação de arquivos OOXML dentro de outro arquivo OOXML, suporte a 30 novas funções do Excel, suporte a planilhas e banco de dados do MSWorks, e formatos de arquivos legados do Mac, tais como o ClarisWorks, ClarisResolve, MacWorks, SuperPaint, e muito mais.

Gerenciamento de comentários: Os comentários podem agora serem impressos na margem do documento e podem ser formatados, bem como podem ser exportados e importados – em documentos ODF, DOC, OOXML e RTF, para aumentar a produtividade e atingir uma colaboração mais efetiva.

Planilhas mais intuitivas: O Calc permite agora executar muitas tarefas mais intuitivamente, graças ao destaque inteligente das células nas fórmulas, a exibição do número de linhas e colunas selecionadas na barra de status, a capacidade de inciar a edição de uma célula com o conteúdo da célula acima, e os modelos de conversão de texto selecionáveis pelo usuário.

Modelos 3D no Impress: Temos suporte para modelos 3D animados no novo padrão aberto glTF, bem como o suporte inicial a arquivos Collada e kmz disponíveis no Google Warehouse, para acrescentar um visual novo e animações nas palestras (por enquanto o suporte deste recurso é no Windows e no Linux).
Visual natural no MacOS X: O plano de fundo das barras de ferramentas são agora calculadas nativamente no OSX, o que oferece um visual natural muito aguardado nesta plataforma.

O LibreOffice 4.3 também suporta parágrafos “monstros”, que excedem 65,000 caracteres (um exemplo de um bug antigo de 11 anos que finalmente pode ser resolvido com a modernização do código fonte do LibreOffice).

Além disso, a acessibilidade melhorou definitivamente e se tornou padrão com a incorporação definitiva do framework IBM’s iAccessible2. A lista completa de novidades e melhorias está nesta página: https://wiki.documentfoundation.org/ReleaseNotes/4.3/pt-br

“O projeto LibreOffice mostra que uma grande comunidade de software livre pode viver e crescer vigorosamente sem a tutela de um fabricante de software, para libertar os computadores e seus usuários.” afirmou Thorsten Behrens, Presidente da The Document Foundation. “Não existe hoje melhor suíte office que o LibreOffice, em termos de recursos, interoperabilidade, suporte a padrões abertos de documentos e independência. Depois de muitos anos, o LibreOffice traz o controle do seu PC de volta a seus usuários”.

Conforme os relatórios do serviço de varredura estática de código Coverity Scan, a qualidade do código fonte do LibreOffice melhorou dramaticamente desde 2012, ano em que começou a analisar o código, caindo de 1,11 defeitos por 1000 linhas de código (acima da média da indústria de software), para a liderança de 0,13 defeitos por 1000 linhas (mais informações em http://softwareintegrity.coverity.com/register-for-libreoffice-scan-report.html). O LibreOffice é constituido por mais de 9 milhões de linhas de código.

Os detalhes técnicos deste lançamento podem ser consultados nas seguintes páginas: https://wiki.documentfoundation.org/Releases/4.3.0/RC1 (RC1), https://wiki.documentfoundation.org/Releases/4.3.0/RC2 (RC2) e https://wiki.documentfoundation.org/Releases/4.3.0/RC3 (RC3).

Baixe já o LibreOffice

O LibreOffice 4.3.0 e LibreOffice 4.2.6 estão disponíveis no link: http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/ . Extensões e modelos para complementar a instalação do software e acrescentar funcionalidades específicas estão disponíveis aqui: http://extensions.libreoffice.org/.

Os usuários do LibreOffice, defensores do software livre e membros da comunidade podem dar apoio à Document Foundation com doações no sitio http://donate.libreoffice.org. Os valores arrecadados serão usados para crescer o projeto a nível global e local.

Link para o blog da Document Foundation: http://blog.documentfoundation.org/

Sobre a Document Foundation

The Document Foundation é uma organização aberta, independente, autogovernada, meritocrática, montada sobre os dez anos de trabalho dedicados para a comunidade OpenOffice.org. A TDF foi criada na crença de que a cultura de uma fundação independente agrega o melhor dos esforços de empresas e de voluntários, produzirá a melhor suíte de escritório. A TDF está de braços abertos a qualquer indivíduo que concorde com seus valores primordiais, que contribua com suas atividades, e recebe calorosamente a participação de empresas, por exemplo, através de alocação de pessoal que trabalhe de igual para igual com os demais contribuidores da comunidade. Desde Janeiro de 2014, a TDF tem 190 membros e mais de 3000 voluntários e contribuidores ao redor do mundo.

Contato para Imprensa

Florian Effenberger (sediado em Munique, Alemanha, UTC+1)
Fone: +49 8341 99660880 – Celular: +49 151 14424108
E-mail: floeff@documentfoundation.org

Charles H. Schulz (sediado em Paris, França, UTC+1)
Celular: +33 6 98655424 – E-mail: charles.schulz@documentfoundation.org

Eliane Domingos de Sousa (sediado no Rio de Janeiro, Brasil, UTC-3)
E-mail: elianedomingos@documentfoundation.org – Skype: elianedomingos

Italo Vignoli (sediado em Milão, Italia, UTC+1)
Celular: +39 348 5653829 – E-mail: italo.vignoli@documentfoundation.org
Skype: italovignoli – Gtalk: italo.vignoli@gmail.com

Tradução voluntária: Olivier Hallot

Leave a Reply