LibreOffice para Android: Anunciado o Resultado da Tomada de Preços para Desenvolvimento.

Berlim, 27 de janeiro de 2015 – Em sequência ao sucesso do lançamento do LibreOffice Viewer (Beta), A The Document Foundation (TDF) anuncia hoje os resultados da tomada de preços para Android – http://tdf.io/tender. A tomada de preços objetiva desenvolver um arcabouço técnico para o LibreOffice no Android, incluindo a edição de documentos. Esta tomada de preços é um passo na direção da criação de um Libreoffice para Android completo, elegante e poderoso para os usuários.

Android_robot-LibreOffice

“Recebemos um grande número de pedidos para o LibreOffice no Android, mas ao mesmo tempo descobrimos que sem um arcabouço sólido seria extremamente difícil para o ecossistema LibreOffice desenvolver uma aplicação completa para esta plataforma”, comentou Thorsten Behrens, Chairman da TDF. “Em reunião do Conselho Diretor, decidimos utilizar uma parte dos fundos oriundos das doações para custear o desenvolvimento deste arcabouço. Isto representa um caminho inovador no emprego o dinheiro das doações, e respeita o desejo das pessoas que doaram recursos para o desenvolvimento de uma aplicação Android. Convidamos nossos felizes usuários a continuar nos apoiando com mais doações”.

Para confirmar o interesse pelo LibreOffice no Android, o LibreOffice Viewer – mesmo no estágio beta – já foi baixado por dezenas de milhares de usuários numa só semana, e foi comentado em centenas de websites especializados.

Três dos quatros lotes incluídos na tomada de preços foram atribuídos da seguinte forma: (1) infraestrutura e (2) seleções para a Collabora, (4) Armazenamento na nuvem e e-mail para Igalia [os detalhes dos lotes estão disponíveis na página da tomada de preços]. Os resultados são esperados para o mês de março de 2015.

“A tomada de preços foi uma experiência nova para o Conselho Diretor e para mim” afirmou Florian Effenberger, Diretor Executivo da The Document Foundation. “O mais desafiador foi criar o formato da tomada de preços em concordância com os princípios estabelecidos em nossos estatutos, para definir um limiar justo para a participação de todos os interessados. Mais uma vez, estabelecemos novas bases para as fundações de software livre, ao investir no desenvolvimento de um arcabouço, para abrigar o desenvolvimento de um LibreOffice para Android completo. Desejo aproveitar a oportunidade para agradecer a todos os que enviaram propostas, inclusive os que não foram selecionados” completou.

A The Document Foundation tornará este trabalho disponível numa série de lançamentos beta ao longo do tempo incrementando as capacidades de edição de documentos. Os usuários estão convidados a baixarem e a utilizarem a aplicação para nos indicar os defeitos e recomendações, de forma a nos ajudar a aperfeiçoar o software.

A The Document Foundation agradece os doadores por seu apoio continuado ao projeto, através da página de doações em: http://donate.libreoffice.org.

Tradução voluntária: Olivier Hallot

Leave a Reply