A The Document Foundation anuncia o LibreOffice Viewer para Android

Berlim, 27 de maio de 2015 – O LibreOffice, a melhor suíte office livre no desktop, está agora disponível como aplicação Android nativa para visualização de documentos ODF. A aplicação pode ser instalada a partir do Google Play Store: http://tdf.io/androidviewer .

playstore_med
O LibreOffice Viewer também oferece capacidades de edição básicas experimentais, tais como modificação de palavras em parágrafos e mudança do estilos de fontes como negrito ou itálico. A edição ainda é um recurso experimental e ainda carece de estabilidade para tarefas críticas. A edição será aprimorada no futuro, com a ajuda da comunidade de desenvolvedores e apoio financeiro da The Document Foundation, obtido pelas doações feitas ao projeto.

Android_robot-LibreOffice

O feedback e o reporte de defeitos (bugs) são bem-vindos, para nos ajudar a melhorar a qualidade da aplicação torná-la um editor completo. Os usuários estão convidados a relatar problemas, usando nosso sistema de registro de bugs e anexando os arquivos com problemas no site https://bugs.documentfoundation.org.

O LibreOffice Viewer utiliza o mesmo motor que o LibreOffice for Windows, OS X e Linux. Combinado com uma nova interface baseada no Firefox para Android, permite ler documentos de forma similar ao LibreOffice no desktop.

O LibreOffice Viewer foi desenvolvido pela Collabora e Igalia, apoiado pela Smoose, com contribuições dos estudantes do Google Summer of Code, junto com a The Document Foundation e a comunidade LibreOffice. A SUSE forneceu suporte ao desenvolvimento multiplataforma e a Mozilla Corporation forneceu vários componentes cruciais.

One thought on “A The Document Foundation anuncia o LibreOffice Viewer para Android

  1. marcoscapelli

    Alvíssaras! O app parece ser leve e abriu com sucesso um arquivo “.odt” que eu precisava. Não obstante, após fechá-lo sem ter feito edição alguma (haja vista eu não o ter habilitado para esse fim), tentei abrir o mesmo arquivo por uma segunda vez, e apareceu a seguinte mensagem de erro: “O LibreOffice Viewer parou”. Mesmo após reiniciar o smartphone, esse erro persiste. Na App Store do Google, há outros usuários reclamando que tiveram essa mesma experiência. Abri um chamado (#93281) no Bugzilla para informar o caso. Acredito, então, que ainda é preciso aguardar até que o time de desenvolvimento consiga um release mais estável; quando isso acontecer, será muito bem vindo!

Leave a Reply