Eleições para o Conselho Diretor da The Document Foundation

Estimada Comunidade

Anunciamos oficialmente as eleições para o próximo Conselho Diretor da The Document Foundation.

LibreOffice_Initial-Artwork-Logo_ColorLogoBasic_500px

Pelo § 7 II de nossos estatutos, [1] a vigência do Conselho é de dois anos. O Conselho atual iniciou suas atividades em 18 de fevereiro de 2014. Portanto, o Conselho atual permanece no cargo até 17 de fevereiro de 2016 inclusive, de forma que o novo Conselho tomará posse no dia seguinte, em 18 de fevereiro de 2016.

Pelo § 6 III, somente os membros da The Document Foundation, bem como os membros de qualquer de seus entes constituintes são elegíveis para o Conselho Diretor, e a eleição será supervisionada pelo Comitê de Admissão (§ 7 II).

O direito de votar é restrito aos membros da The Document Foundation na data deste anúncio (§ 7 II).

O § 6 III também estabelece que os membros e suplentes do Conselho Diretor não podem ser membros do Comitê de Admissão e vice versa. Significa que os atuais membros do Comitê de Admissão são elegíveis, porém com o novo cargo aceito, perdem seu cargo atual no Comitê de Admissão e devem renunciar ao aceitar tornarem-se membros do Conselho Diretor.

Uma limitação adicional e relevante: Pelo § 8 IV dos estatutos, um máximo de 1/3 dos membros do Conselho Diretor podem ter vínculo empregatício com a mesma empresa, organização, entidade, afiliada ou subdivisões.

As nomeações e autonomeações dos candidatos que preencham os requerimentos acima são bem-vindas. No total, pelo menos sete membros do Conselho Diretor são necessários, e, dado que haja candidatos em número suficiente, até três suplentes podem ser eleitos. (§ 7 II).

A reeleição dos atuais membros do Conselho Diretor é explicitamente permitida (§ 7 II).

Enviem suas nomeações e autonomeações por e-mail para elections@documentfoundation.org (que chegará ao Comitê de Admissão de forma privada) e também para board-discuss@documentfoundation.org (que é uma lista pública).

Pedimos aos candidatos que desejam concorrer na eleição que escrevam uma declaração de intenções de 75 palavras sobre sua candidatura em texto corrido (sem lista de pontos ou múltiplos parágrafos). Adicionalmente, que forneçam o nome completo, endereço de e-mail e vínculo empregatício, se houver.

As discussões com os candidatos e as perguntas a eles destinadas e às eleições em geral devem ocorrer na lista pública board-discuss@documentfoundation.org . Detalhes sobre como participar da lista podem ser vistos em http://www.libreoffice.org/get-help/mailing-lists/

Os votantes qualificados receberão mais detalhes por e-mail antes do início das eleições, incluindo um resumo sobre os candidatos, detalhes de como acessar o sistema de votação e instruções sobre como verificar a contagem dos votos de forma independente. Assegure que o Comitê de Admissão tenha seus dados atualizados. Para perguntas pessoais ao Comitê de Admissão, utilize o e-mail elections@documentfoundation.org

Conforme o § 7 II, são necessários 45 dias de aviso prévio e então anunciamos o calendário eleitoral que segue:

  1. 19 de outubro de 2015: anúncio das eleições (este e-mail) e início do prazo de nomeações de candidaturas
  2. 26 de novembro de 2015 CET/UTC+1: fim do prazo de nomeação de candidaturas (uma semana antes do início das eleições segundo o § 7 II)
  3. 4 de dezembro de 2015 CET/UTC+1: início oficial das eleições (pelo menos 45 dias após #1, conforme o § 7 II)
  4. 11 de dezembro de 2015 24:00 CET/UTC+1: fim das eleições
  5. 12 de dezembro de 2015: anúncio dos resultados preliminares
  6. 14 de dezembro de 2015 00:00 CET/UTC+1: início do prazo para impugnações
  7. 18 de dezembro de 2015, 24:00 CET/UTC+1: fim do prazo de impugnações
  8. Após 18 de dezembro de 2015: anúncio oficial dos resultados finais

Lembrem-se que o Conselho Diretor eleito só tomará posse em 18 de fevereiro de 2016. O Conselho Diretor atual incluirá os eleitos no processo decisório, para facilitar a transição.

As impugnações a este anúncio com respeito aos prazos descritos devem ocorrer em sete (7) dias após este anúncio, por e-mail para elections@documentfoundation.org (que chegará ao Comitê de Admissão de forma reservada).

Impugnações aos resultados preliminares das eleições devem ocorrer no prazo descrito acima via e-mail para elections@documentfoundation.org (que chegará ao Comitê de Admissão de forma reservada).

Em nome do Comitê de Admissão,

Cor Nouws , Chairman Membership Committee
The Document Foundation, Kurfürstendamm 188, 10707 Berlin
Gemeinnützige rechtsfähige Stiftung des bürgerlichen Rechts
Legal details: http://www.documentfoundation.org/imprint

[1] http://www.documentfoundation.org/satzung.pdf (binding version) and
http://www.documentfoundation.org/statutes.pdf (non-binding translation)

Leave a Reply