A The Document Foundation anuncia o LibreOffice 6.0: poderoso, simples, seguro e interoperável do desktop à nuvem

Berlim, 31 de Janeiro de 2018 – A The Document Foundation anuncia o LibreOffice 6.0, um lançamento importante que melhora dramaticamente a suíte office livre, que este ano celebra seu sétimo aniversário da primeira versão do LibreOffice. Hoje o LibreOffice é mais potente, simples e seguro, e oferece uma interoperabilidade superior com documentos do Microsoft Office.

O LibreOffice já está disponível para Windows, macOS e Linux, e para a nuvem. O novo lançamento acrescenta um numero significativo de novas funcionalidades ao núcleo do software e aos módulos individuais (Writer, Calc e Impress/Draw), com o objetivo de fornecer aos usuários o melhor da produtividade pessoal.

Um video com o resumo das principais funcionalidades do LibreOffice 6.0 está disponível no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=YHBve8v13VY.

Poderoso

Mesmo sendo um recurso experimental a barra Notebook foi enriquecida com duas novas variantes: barra agrupada cheia para o Writer, Calc e Impress, e barra de abas compactas para o Writer. A caixa de diálogo de caracteres especiais for retrabalhada com o acréscimo de listas de caracteres recentes e favoritos, junto com um campo de pesquisa. O diálogo de personalização foi refeito e é mais moderno e intuitivo.

No Writer, o menu de formulários foi acrescentado à barra de menus, tornando mais fácil o acesso às facilidades poderosas e desconhecidas do LibreOffice: a capacidade de criar formulários, inclusive formulários aderentes ao padrão de formulários em PDF. A barra de Pesquisa foi melhorada com uma lista suspensa de tipos de pesquisas, para acelerar a navegação. Um novo estilo padrão de tabela foi introduzido, junto com uma nova coleção de estilo para refletir as tendências visuais novas e modernas.
A funcionalidade de Mala Direta foi melhorada, e agora é possível utilizar tanto um documento do Writer quanto uma planilha XLSX como fonte de dados.

No Calc, as funções LOCALIZARB, PROCURARB e SUBSTITUIRB que são aderentes ao padrão ODF 1.2 foram acrescentadas para melhor suporte ao padrão de formatos ISO. Também um intervalo de células selecionado ou um grupo de formas selecionadas podem agora serem exportados como imagens nos formatos PNG e JPG.

No Impress, tamanho padrão dos slides é agora 16:9, para suportar os mais novos monitores e projetores. Consequentemente, 10 novos modelos de apresentação foram incluídos e um par de modelos antigos foi atualizado.

Simplicidade

O antigo WikiHelp foi substituído pelo novo sistema de ajuda online, com páginas mais atrativas e que podem também ser exibidas nos dispositivos móveis. Em geral a ajuda do LibreOffice foi atualizada tanto em termos de conteúdo quanto de código, com outras melhorias que aparecerão ao logo da vida da família LibreOffice 6.

Os novos dicionários de usuários permitem agora afixos e composição automáticas. É uma melhoria geral na correção ortográfica do LibreOffice que acelera os trabalhos dos usuários do Writer. Em vez de tratar manualmente as várias formas de uma nova palavra de um idioma com morfologia e composição ricas, o verificador ortográfico Hunspell reconhece uma nova palavra com afixos e composição segundo um “Modelo gramatical” existente.

Segurança

Chaves do tipo OpenPGP podem agora serem usadas para assinar documentos ODF em todos os sistemas operacionais dos desktops, com o suporte experimental para criptografia feita pelo OpenPGP. Para ativar esta função, os usuários devem instalar um software de criptografia GPG nos seus sistemas.

A classificação de documentos foi melhorada, e permite várias políticas (que podem ser exportadas para arquivos OOXML). No Writer, marcação e assinaturas podem ser feitas a nível de parágrafo.

Interoperabilidade

A interoperabilidade com o OOXML foi melhoras sem várias áreas: importação de SmartArt e importação/exportação de controles ActiveX, suporte para documentos de textos e planilhas embutidas, exportação de vídeos embutidos para o PPTX, exportação de referências cruzadas para o DOCX, exportação de campos de Malas diretas para o DOCX, e melhorias do filtro PPTX para evitar criação de arquivos defeituosos.

Novos filtros para exportar documentos do Writer para o formato ePub e importação de arquivos QuarkExpress foram acrescentados, junto com uma melhoria no filtro de importação de arquivos em EMF+ (Enhanced Metafile Format Plus) como os usados pelos documentos do Microsoft Office. Melhorias também forma colocadas na exportação de arquivos ODF, tornando mais fácil a exibição nos demais leitores de ODF do mercado.

LibreOffice Online

O LibreOffice Online é essencialmente um serviço e deve ser instalado e configurado em servidores acrescentando à sistemas de armazenamento em nuvem com um certificado SSL. Pode ser considerado uma tecnologia para complementar as ofertas de serviços de ISP’s ou nuvens privadas em grandes organizações.

As novidades introduzidas no LibreOffice 6.0 visam alinhar as funcionalidades do desktop com a versão em nuvem, especialmente nas áreas em que os usuários esperam um comportamento similar ao LibreOffice do desktop. Por exemplo, o recurso de Salvar como foi acrescentado, enquanto o limite de linhas e colunas tratados pelo Calc foi aumentado para meio milhão. Além disso um diálogo de Localizar e substituir e verificação ortográfica foram incluídos no Writer, Calc e Impress.

Os pacotes do código fonte do último LibreOffice Online estão disponíveis como imagens Docker: https://hub.docker.com/r/libreoffice/online/. Mais informações sobre o LibreOffice Online: https://nextcloud.documentfoundation.org/s/scDjtQPATAzpeyE.

Visualizador LibreOffice para Android

O próximo lançamento do Visualizador LibreOffice para Android será capaz de criar documentos, oferecerá barras de ferramentas em abas e permitirá os usuários de acrescentar figuras da câmera ou de um arquivo armazenado localmente ou na nuvem. Além disso, a interface do Calc será melhorada com cabeçalhos de colunas, enquanto o Impress oferecerá o modo de apresentação. O lançamento está previsto para o primeiro trimestre de 2018.

Instalação em empresas

O LibreOffice 6.0 representa a inovação em termos de recursos para suítes office livres e portanto está destinado aos entusiastas de tecnologia e usuários avançados.
Para instalações em empresas , a TDF mantém a família 5.4 – hoje 5.4.4 – que sempre deve ser suportada por profissionais certificados (uma lista está na página http://www.libreoffice.org/get-help/professional-support/).

Várias empresas com assento no Conselho Consultivo da TDF (http://www.documentfoundation.org/governance/advisory-board/) fornecem versões com suporte a longo prazo do LibreOffice bem como serviços de consultoria para migração e treinamento de usuários e profissionais, baseados nas melhores práticas recomendadas pela The Document Foundation.

O LibreOffice está instalado em grandes organizações de vários continentes. Uma lista das migrações mais significativas anunciadas na mídia está no wiki da TDF: https://wiki.documentfoundation.org/LibreOffice_Migrations.

Disponibilidade do LibreOffice 6.0

O LibreOffice 6.0 pode ser baixado já no link https://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/ . Os requisitos mínimos para sistemas operacionais proprietários são Microsoft Windows 7 SP1 e Apple macOS 10.9.

Os usuários do LibreOffice, apoiadores do software livre e membros da comunidade podem apoiar a The Document Foundation com uma doação na página https://www.libreoffice.org/donate.

O LibreOffice 6.0 é construído com bibliotecas de de conversão de documentos do Document Liberation Project: https://www.documentliberation.org.

Tradução voluntária: Olivier Hallot