Anúncio do LibreOffice 6.1.2 na Conferência do LibreOffice

Tirana (Albânia), 27 de setembro de 2018 – A Document Foundation anuncia o LibreOffice 6.1.2, o segundo lançamento menor da família LibreOffice 6.1, voltado para os primeiros usuários, entusiastas de tecnologia e usuários avançados. A nova versão foi lançada durante a Conferência LibreOffice 2018, em Tirana, capital da Albânia. O LibreOffice 6.1.2 fornece cerca de 70 correções de erros e regressões sobre a versão anterior.

As correções de bug e regressão do LibreOffice 6.1.2 são descritas na página de registro de alterações: https://wiki.documentfoundation.org/Releases/6.1.2/RC1 (alterado em RC1).

Implantações corporativa

O LibreOffice 6.1.2 representa o limite máximo de recursos para suítes de escritório de código aberto e, como tal, é voltado para entusiastas da tecnologia, usuários pioneiros e avançados.

Para qualquer implantação de classe empresarial, a TDF mantém o LibreOffice 6.0.6 mais maduro, que deve ser originado de uma empresa que fornece uma versão de longo prazo suportada do conjunto (todos eles são membros do TDF Advisory Board e estão listados aqui: https://www.documentfoundation.org/governance/advisory-board/.

Além disso, serviços de valor agregado para migrações e treinamentos, para dar suporte a implantações de classe corporativa em grandes organizações, devem ser provenientes de profissionais certificados (lista disponível aqui: https://www.libreoffice.org/get-help/professional-support/ .

O LibreOffice é implantado por grandes organizações em todos os continentes. Uma lista de algumas migrações grandes ou significativas anunciadas na mídia está disponível na wiki da TDF: https://wiki.documentfoundation.org/LibreOffice_Migrations.

Disponibilidade do LibreOffice 6.1.2

O LibreOffice 6.1.2 está imediatamente disponível no seguinte link: https://www.libreoffice.org/download/. Os requisitos mínimos para sistemas operacionais proprietários são o Microsoft Windows 7 SP1 e o Apple macOS 10.9. As versões do código fonte mais recente do LibreOffice Online estão disponíveis como imagens do Docker: https://hub.docker.com/r/libreoffice/online/

O LibreOffice Online é fundamentalmente um serviço de servidor e deve ser instalado e configurado adicionando armazenamento em nuvem e um certificado SSL.

Pode ser considerada uma tecnologia capacitadora para os serviços em nuvem oferecidos pelos ISPs ou pela nuvem privada de empresas e grandes organizações.

Usuários do LibreOffice, defensores do software livre e membros da comunidade podem apoiar a Document Foundation com uma doação em https://www.libreoffice.org/donate.

O LibreOffice 6.1.2 é construído com bibliotecas de conversão de documentos do Document Liberation Project: https://www.documentliberation.org.

Por Italo Vignoli

Tradução voluntária: Valdir Barbosa