Conferência Latinoamericana 2020 acontece no próximo dia 17 de outubro

Com o objetivo de reunir a comunidade iberoamericana, as atividades ocorrerão totalmente on-line, no formato de um evento paralelo à conferência openSUSE + LibreOffice.

openSUSE+LibreOffice conference logo

Ao todo, o track iberoamericano contará com 12 apresentações de palestrantes de Portugal, Espanha, Brasil, México, Costa Rica, Cuba e Chile. Serão oito apresentações em espanhol e quatro em português.

Entre os assuntos abordados está o desenvolvimento de soluções sobre a plataforma, como nas apresentações de Mauricio Baeza, “Extender LibreOffice con Python”, e Emiliano Gonzalez, “Proceso de creación de una base de datos – Base”.

O uso do LibreOffice como ferramenta educacional é destaque nas palestras de Ismael Fanlo, “Objetos de aprendizaje SCORM & LibreOffice”, e Gilvan Vilarim, “LibreLogo: conceitos e posibilidades de uso educativo”.

Duas palestras em português apresentarão o lado colaborativo do projeto de documentação. Olivier Hallot falará sobre as oportunidades criadas pelo Google Seasons of Doc 2020 e Felipe Viggiano irá relatar sua experiência na palestra “Contribuir como um não desenvolvedor: experiência na equipe de documentação do LibreOffice”.

Como em 2019, a edição de 2020 trará o conhecimento das migrações para LibreOffice! Os espanhóis Rafael Espinar, Francisco Ruedas e Antonio Cabas apresentarão “Incidentes surgidos del teletrabajo con LibreOffice”, onde relatam as ações de contingência realizadas para o suporte técnico ao LibreOffice durante os primeiros meses da pandemia. José Gatica, com “Resistência al cambio”, Carlos Parra, com “Experiencias de migración e implementación de LO en las escuelas” e Celia Palacios, com “Experiencia del Servicio Social en la Universidad”, apresentarão, respectivamente, as experiências de uso do LibreOffice no Chile, Cuba e México.

Não faltarão também apresentações sobre padrões abertos e a versão Online. Xiomara Céspedes apresentará a palestra “Formatos Abiertos”, a partir da experiência da Universidade da Costa Rica, referência entre os projetos iberoamericanos. Por fim, o português Pedro Silva falará sobre o seu trabalho na experiência do usuário no Collabora Online, aplicação derivada do LibreOffice Online.

Nos próximos dias serão divulgados os horários das palestras!

Para mais informações, visite o site do evento em https://latam.conference.libreoffice.org/ .