Segunda-feira da Comunidade: Conheça Rafael Lima

Por Mike Saunders

Hoje conversaremos com Rafael Lima, que auxilia o projeto LibreOffice atualizando sua documentação …

Para começar, conte-nos um pouco sobre você!

Sou professor universitário no Brasil, e ensino e pesquisa otimização aplicada às ciências da administração. No meu trabalho, frequentemente preciso escrever artigos e preparar planilhas para analisar dados, e para isso uso o LibreOffice há mais de um ano. Tenho trabalhado com problemas de otimização da cadeia de suprimentos, como roteamento de veículos, projeto de rede e localização de instalações.

Sempre fui um entusiasta do software de código aberto, desde meus dias de graduação em 2001. Na época, comecei a usar Linux e a maior parte do meu trabalho de pesquisa atual é feito usando ferramentas de código aberto. A dinâmica de como o software livre é desenvolvido é um assunto que sempre me chamou a atenção.

Fora do trabalho, gosto de passar meu tempo livre praticando esportes (principalmente jogando tênis) e sempre que tenho oportunidade gosto de viajar para novos lugares. E obviamente, como muitos entusiastas de tecnologia, eu também gosto de jogos!

No que você está trabalhando no projeto de documentação agora?

A Equipe de Documentação está atualmente trabalhando nos guias para a série LibreOffice 7 e estou ajudando a atualizar e revisar alguns capítulos destes guias. Recentemente, atualizei os capítulos do Math e de Macros no Guia de Introdução.

Além disso, recentemente comecei a escrever um tutorial de Macro focado no LibreOffice Calc, para ajudar os usuários do Calc a começar a programar em Basic e desenvolver suas próprias macros e funções. Espero cobrir muitos aspectos da programação básica no Calc, que vão desde a leitura e escrita de dados de células, formatação, criação de diálogo e escrita de extensões. Se tudo correr bem, espero terminar o tutorial até fevereiro e divulgá-lo para a comunidade. Se alguém quiser acompanhar o desenvolvimento do tutorial, ele está disponível na minha página GitHub .

Como você começou na comunidade do LibreOffice? Como foi a experiência?

Comecei a contribuir para a Equipe de Documentação depois de ler uma postagem no blog do TDF dizendo que eles estavam procurando voluntários para ajudar a atualizar os guias do LibreOffice 7. Então entrei na lista de e-mails e fui recebido e instruído por Olivier Hallot no fluxo de trabalho da Equipe de Documentação.

Depois de examinar o Wiki e o Guia do Colaborador, comecei a atualizar o Guia do Math. Foi uma experiência muito legal, pois todas as minhas dúvidas foram prontamente respondidas por outros membros da equipe e pude aprender rapidamente como o trabalho é feito.

Depois de terminar o Guia do Math 7.0, eu continuei contribuindo com outros guias, principalmente o Guia de Introdução e o Guia do Writer.

Algo que você recomendaria para iniciantes no projeto de documentos?

Meu trabalho na Equipe de Documentação foi minha primeira experiência real com um projeto de código aberto, e foi uma grande oportunidade de aprender como o código aberto realmente funciona. É incrível ver como a comunidade do LibreOffice é capaz de fornecer aplicativos e documentação de alta qualidade.

Como recém-chegado, temia não conseguir lidar com as complexidades de um projeto tão grande como o LibreOffice. No entanto, ser um grande projeto significa que o LibreOffice tem uma grande comunidade para apoiar novos contribuidores.

De um ponto de vista mais prático, minha recomendação para iniciantes é começar lendo o Guia do Colaborador e, em seguida, escolher um dos aplicativos do LibreOffice para com o qual você gostaria de contribuir. Além disso, junte-se à lista de discussão, apresente-se e membros mais experientes terão o prazer de explicar como as contribuições podem ser feitas.

Muito obrigado a Rafael por todas as suas contribuições! E para todos que estão lendo isso e desejam desenvolver habilidades para uma possível carreira em redação técnica, junte-se à nossa comunidade, ganhar experiência e conhecer novas pessoas !