Hossein Nourikhah é o novo Developer Community Architect da comunidade LibreOffice

Por Italo Vignoli

Na próxima semana, Hossein Nourikhah fará parte da equipe da The Document Foundation, a organização sem fins lucrativos por trás do LibreOffice, como Developer Community Architect . Hossein é desenvolvedor, professor universitário e defensor do Software Livre. Hossein escreve programas, ensina programação para alunos e é um defensor do uso de aplicativos de software livre, porque eles têm um enorme impacto positivo na qualidade de nossa vida ao fornecer as liberdades essenciais que todos nós merecemos.

Hossein é graduado em Engenharia da Computação (Software) pela Isfahan University of Technology, e tem mestrado e doutorado em Tecnologia da Informação pela Universidade de Tecnologia de Amirkabir, também chamada de Teerã Politécnica. Desde 2016 ele é instrutor na Universidade de Tecnologia Amirkabir, ministrando vários cursos, incluindo programação C / C++, sistemas operacionais, design de software e muitos outros.

Hossein começou a programar em BASIC e Pascal quando tinha 12 anos e, depois de duas décadas e meia, ainda está envolvido com programação profissionalmente e para se divertir. Trabalhou com várias linguagens de programação, incluindo C / C++, Java, Pascal, PHP e muito mais.

Experiência no setor

Além das atividades universitárias, incluindo ensino e pesquisa, Hossein tem vários anos de experiência na indústria, trabalhando em empresas de software / hardware como programador C / C++ / Java – e recentemente como gerente de equipe de software e desenvolvedor líder.

A experiência de trabalho de Hossein varia de desenvolvimento web com PHP ao desenvolvimento de aplicativos industriais com C++ / Qt. Ele considera o Qt uma ótima plataforma para o desenvolvimento de software C++, e ele gosta muito dele como uma ferramenta limpa e adorável.

Hossein trabalhou com muitos programadores como mentores, ajudando-os a melhorar e alcançar seu potencial no desenvolvimento de software ao compreender melhor as linguagens de programação, bibliotecas e ferramentas. Ele se sente muito bem quando pode capacitar outras pessoas, também porque isso o ajuda a expandir seus conhecimentos e entender as coisas muito melhor do que antes.

Nas atribuições de Developer Community Architect, Hossein será responsável por atrair novos contribuidores para o projeto LibreOffice ao identificar e integrar novos potenciais desenvolvedores, construindo relacionamentos entre eles e a comunidade, e apresentando-os aos canais de comunicação da TDF – onde eles encontrarão outros colegas hackers. Ele encorajará a contribuição de todos e mostrará aos membros da comunidade maneiras de crescer, trazendo os contribuidores mais qualificados em contato com os especialistas existentes em vários campos para um aprendizado ainda mais profundo.

Estamos felizes por tê-lo a bordo e ansiosos para trabalhar com ele!