O LibreOffice 7.2 Community chega mais forte em interoperabilidade

Mais da metade dos commits para a nova versão focam na interoperabilidade com os formatos proprietários da Microsoft.

Berlim, 19 de Agosto de 2021 – O LibreOffice 7.2 Community, novo lançamento da suíte livre de aplicativos para escritório e de produtividade para desktop – e apoiada por voluntários – já está disponível para download na página https://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-novo/ .

Criado na plataforma de Tecnologia do LibreOffice para produtividade pessoal em desktops, dispositivos móveis e nuvem, a suíte de aplicativos oferece um grande número de melhorias de interoperabilidade com formatos de arquivo proprietários da Microsoft.

Além disso, o LibreOffice 7.2 oferece inúmeras melhorias de desempenho permitindo tratar grandes arquivos, abrir alguns arquivos DOCX e XLSX, gerenciar o cache de fontes e abrir apresentações e desenhos com imagens grandes. Há também melhorias na velocidade gráfica por usar o backend Skia introduzido com o LibreOffice 7.1.

O LibreOffice 7.2 também está disponível para o Apple Silicon, uma série de processadores projetados pela Apple e baseados na arquitetura ARM. Por esta plataforma se encontrar em estágio inicial de desenvolvimento, binários estão sendo fornecidos mas não devem ser usados para finalidades críticas em seu estágio atual.

LibreOffice e Interoperabilidade

O LibreOffice 7.2 Community adiciona um número significativo de melhorias à interoperabilidade com arquivos legados nos formatos DOC e DOCX, XLSX e PPTX. A maioria dos problemas com estes formatos proprietários da Microsoft acontece durante o processo de importação e exportação, quando porções do arquivo podem ser manipuladas de maneira incorreta durante a migração de e para o ODF – que é o formato usado pelo LibreOffice durante a edição dos conteúdos – devido à complexidade artificial oculta dos arquivos, que ainda são baseados no formato proprietário descontinuado pela ISO em abril de 2008 e não no padrão aprovado pela ISO.

Durante o desenvolvimento do LibreOffice 7.2, contribuidores identificaram um grande número de problemas desse tipo, os quais resultavam em elementos ausentes ou duplicados, ou em outros problemas de interoperabilidade semelhantes. Graças à intensa atividade de desenvolvimento, o LibreOffice 7.2 dá um passo significativo em termos de interoperabilidade, enquanto mantém uma grande vantagem em termos de resiliência, robustez e conformidade com padrões, para o benefício de usuários corporativos e individuais.

O LibreOffice oferece o mais alto nível de compatibilidade na área de suítes de escritório, fornecendo suporte nativo ao OpenDocument Format (ODF) – que é mais robusto e seguro do que formatos proprietários e fornece interoperabilidade verdadeira – e suporte otimizado para arquivos DOCX, XLSX e PPTX. Além disso, o LibreOffice fornece filtros para um grande número de formatos de documentos legados, para devolver aos usuários a propriedade e o controle sobre seus documentos.

Novos Recursos do LibreOffice 7.2 Community

Os novos recursos do LibreOffice 7.2 Community foram desenvolvidos por 171 contribuidores: 70% dos commits são de 51 desenvolvedores sob contrato por três empresas que fazem parte do Conselho Consultivo – Collabora, Red Hat e Alotropia – ou outras organizações (incluindo a TDF), e 27% são de 120 voluntários individuais.

Além disso, 232 voluntários trabalharam com a internacionalização e tradução para 151 idiomas. O LibreOffice 7.2 Community é lançado em 119 versões de idiomas diferentes, mais do que qualquer outro software livre ou proprietário, e como tal pode ser usado no idioma nativo (L1) por mais de 5,4 bilhões de pessoas em todo o mundo. Além disso, mais de 2,3 bilhões de pessoas falam uma dessas 119 línguas como segunda língua (L2).

GERAL

  • Nova lista pop-up para digitar uma busca de comandos de menu
  • Seletor de estilos com rolagem na barra de abas
  • Acesso ao Fontwork na barra lateral
  • Nova visão de listas para o diálogo de modelos
  • Inspetor de objetos UNO integrado ao estilo do “Xray” para desenvolvedores de macros

WRITER

  • Os preenchimentos de plano de fundo podem cobrir páginas por completo, além das margens
  • Os estilos de página podem ter uma medianiz (margem interna para encadernação)
  • A mala direta mostra um aviso sobre fontes de dados inexistentes
  • Os metadados RDF podem ser vistos no Inspetor de Estilos
  • Os metadados de cores personalizadas para o sombreamento de campos

CALC

  • O Calc agora pode filtrar por cores usando o Autofiltro
  • As tabelas HTML listadas no diálogo de Dados Externos agora possuem legendas
  • Um cursor de “cruz” está disponível nas opções
  • Tipos podem ser selecionados em linhas de tendência de “Médias Móveis”

IMPRESS E DRAW

  • Novos modelos de apresentação: Candy, Freshes, Grey Elegant, Growing Liberty, Yellow Idea
  • As caixas de texto agora suportam múltiplas colunas
  • O acesso direto aos fatores de escala pode ser pela barra de status

Um vídeo resumindo os principais novos recursos no LibreOffice 7.2 Community está disponível no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=cWmURg_rM2o

LibreOffice para Empresas

Para implementações empresariais, a TDF recomenda fortemente a família LibreOffice Enterprise dos parceiros do ecossistema de negócios – para desktop, dispositivos móveis e nuvem – com um grande número de recursos de valor agregado dedicados tais como: opções de suporte de longo prazo, assistência profissional, desenvolvimentos personalizados e outros benefícios como o SLA (do inglês, Service Level Agreements – Acordos de Nível de Serviço): https://www.libreoffice.org/download/libreoffice-in-business/.

Apesar dessa recomendação, um número crescente de empresas está usando a versão apoiada por voluntários em relação à versão otimizada para suas necessidades e apoiada por diferentes empresas do ecossistema.

Com o passar do tempo isso representa um problema para a sustentabilidade do projeto LibreOffice, pois retarda a evolução do projeto. Na verdade, cada linha de código desenvolvida por empresas de ecossistema para seus clientes corporativos é compartilhada com a comunidade no repositório principal e está melhorando a plataforma de tecnologia LibreOffice.

Produtos baseados na tecnologia LibreOffice estão disponíveis para os principais sistemas operacionais de desktop (Windows, macOS, Linux e Chrome OS), para plataformas móveis (Android e iOS) e para a nuvem. Retardar o desenvolvimento da plataforma está prejudicando os usuários em todos os níveis e pode levar à estagnação do projeto LibreOffice.

Migrações para o LibreOffice

A TDF desenvolveu um protocolo de migração para apoiar as empresas que migram de suítes de escritório proprietárias para o LibreOffice, que é baseado na implantação de uma versão LTS (do inglês Long Term Support – Suporte de Longo Prazo) da família LibreOffice Enterprise, além de consultorias de migração e treinamentos fornecidos por profissionais certificados que oferecem aos gerentes de TI e CIOs (Chief Information Officers) soluções de valor agregado alinhadas com ofertas proprietárias. Referência: https://www.libreoffice.org/get-help/professional-support/.

O LibreOffice, graças à sua base de código madura, vasto conjunto de recursos, forte suporte aos padrões abertos, excelente compatibilidade e opções de suporte de longo prazo de parceiros certificados, representa a solução ideal para empresas que desejam recuperar o controle de seus dados e se libertar do aprisionamento do fornecedor.

Disponibilidade do LibreOffice 7.2 Community

O LibreOffice 7.2 Community está disponível imediatamente a partir do link: https://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-novo/. Requisitos mínimos para sistemas operacionais proprietários são Microsoft Windows 7 SP1 e macOS 10.12 da Apple.

Produtos baseados na Tecnologia LibreOffice para Android e iOS são listados em: https://www.libreoffice.org/download/android-and-ios/, e para App Stores e Chrome OS estão listados em: https://www.libreoffice.org/download/libreoffice-from-microsoft-and-mac-app-stores/.

Para usuários cujo objetivo principal é a produtividade pessoal e, portanto, preferem uma versão que passou por mais testes e correções de bugs em vez de novos recursos, a TDF mantém a família LibreOffice 7.1, que inclui alguns meses de correções retroativas. A versão atual é o LibreOffice 7.1.5.

A TDF não fornece suporte técnico para usuários, embora suporte possa ser obtido a partir de voluntários em listas de discussão de usuários e no website Ask LibreOffice: https://ask.libreoffice.org.

Usuários do LibreOffice, defensores do software livre e membros da comunidade podem apoiar a The Document Foundation com doações em https://www.libreoffice.org/donate.
O LibreOffice 7.2 é construído com bibliotecas de conversão de documentos do Document Liberation Project: https://www.documentliberation.org.

[1] Release Notes: https://wiki.documentfoundation.org/ReleaseNotes/7.2

Tradução: Rafael Lima