A Conferência Latino-Americana de LibreOffice 2022 foi um sucesso.

O voluntariado feminino, a interoperabilidade, a formação profissional, a migração, o scripting e muito mais foram temas de destaque no evento realizado na Universidade Católica de Brasilia, na capital do Brasil.

A Conferência Latino Americana reuniu em torno de 400 pessoas entre alunos e profissionais de TI e foi aberta ao público na quinta-feira 25 de agosto em cerimônia presidida pelo Prof. Wesley Sepulvida, representando a UCB, Lothar Becker representando o Conselho de Administração da The Document Foundation e Olivier Hallot representando a comunidade brasileira do LibreOffice.

A conferência foi organizada inteiramente por voluntários e deu continuidade à primeira conferência realizada na cidade de Assunção no Paraguai, em 2019. Brasília foi escolhida como sede da conferência em 2022 pela sua importância no contexto latino-americano e pela sua excelente infraestrutura. As palestras e oficinas foram ministradas pelos membros da comunidade LibreOffice da Itália, Espanha, México, Brasil e Argentina, nos dias 25 e 26 de agosto no Bloco M da Universidade Católica de Brasília, no campus Taguatinga.

Italo Vignoli e Olivier Hallot, membros fundadores da The Document Foundation, abriram as palestras apresentando a sustentabilidade dos projetos de software livre e o histórico do LibreOffice no Brasil, respectivamente. Ao final da manhã, os participantes tiraram a foto oficial do evento.

No início da tarde, Daniel Rodriguez (TDF/Argentina) falou sobre a implementação de uma versão do LibreOffice Online na Universidade Autônoma do Alto Uruguay na Argentina, e Rafael Silveira (Brasil) apresentou o projeto de migração para o LibreOffice na Nuclebrás Equipamentos Pesados (NUCLEP). Simultaneamente, no laboratório de informática, Henderson Matsuura Sanches (TDF/Brasil) mostrou como fazer um Trabalho de Conclusão do Curso no LibreOffice.

Xisco Fauli (TDF/Espanha) apresentou o procedimento de teste do LibreOffice, seguido por Lothar Becker (TDF/Alemanha), que abordou o tema do empreendedorismo com software livre. Roberto Salomon (arquiteto-chefe para América Latina da SUSE) falou sobre o futuro que se abre com as inovações tecnológicas que estão chegando ao Brasil. No encerramento do primeiro dia, o Prof. Andre Lima (UCB) falou sobre soluções de código aberto para conformidade da LGPD. Nas oficinas, Rafael Lima (TDF) conduziu os trabalhos de criação de scripts em python com sala cheia.

No segundo dia, Gustavo Pacheco (TDF/Brasil) compartilhou com o público detalhes sobre a importância de tomar cuidado nos investimentos em criptomoedas e como o LibreOffice pode ajudar na tomada de decisão. Foi seguido por Olivier Hallot (TDF/Brasil), que apresentou as diferentes formas de documentação dos projetos de software. Túlio Macedo (TDF/Brasil) apresentou os desafios de uma documentação mais accessível. Simultaneamente, Xisco Fauli (TDF/Espanha) liderou a sessão de identificação e confirmação de bugs no software. Ao mesmo tempo, Felipe Marra, Rafael Osiro e Giovanni Favorim, da UCB, conduziram uma oficina de controle de versionamento de software com a ferramenta git. O Prof. Remis Balaniuk (UCB) ministrou a oficina ide introdução ao python.

Já na tarde, Italo Vignoli (TDF/Itália) falou sobre a soberania digital. Seguido por Olivier Hallot (TDF/Brasil) quem apresentou estratégias de migração entre suítes de escritório. Eliane Domingos (TDF/Brasil) falou sobre o voluntariado feminino no projeto LibreOffice. Ao mesmo tempo, Mauricio Baeza (TDF/Mexico) ministrou a oficina sobre a criação de extensões para o LibreOffice. Em paralelo, o Prof. Cleto Spotto (UCB) analisou trechos do código de LibreOffice numa oficina de C++.

Henderson Matsuura Sanches mostrou como instalar e utilizar o Mendeley no Writer, seguido de Olivier Hallot (TDF) que abordou primeiros passos para desenvolver código para o LibreOffice. Jackson Junior (TDF/Brasil apresentou a suas experiências na padronização dos documentos na Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Semapu) de Olinda, Pernambuco e o Prof. Cleto Spotto (UCB) conduziu uma oficina de introdução ao LibreOffice Math. Finalizando, a Prof. Hially Vaguetti (UCB) mostrou como fazer apresentações acadêmicas no LibreOffice Impress.

O encerramento da conferência contou com a participação do Prof. Wesley Sepulvida, que agradeceu a presença da The Document Foundation e da comunidade do LibreOffice. Em retribuição, Olivier Hallot agradeceu a hospitalidade da Universidade Católica de Brasília e da participação dos voluntários e palestrantes nesse primeiro evento presencial após a pandemia.