FLISOL RJ 2023 contou com a presença da Comunidade LibreOffice do Rio de Janeiro

O evento contou com a palestra “Projeto LibreOffice – Voluntariado Feminino”

O FLISOL RJ (Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre – Seção do Rio de Janeiro) aconteceu em 15 de Abril de 2023 no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e contou com a participação da Comunidade Carioca do LibreOffice com Eliane Domingos e Olivier Hallot.

Na ocasião da palestra “Projeto LibreOffice – Voluntariado Feminino” Eliane descreveu as várias formas de participação no projeto, suas áreas de atuação e da abertura que o projeto proporciona para contribuidoras de qualquer especialidade, desde desenvolvedoras, tradutoras, documentadoras, promotoras e instrutoras. Também foram dados detalhes do projeto e de sua história para os desenvolvedores que em muitos casos conhecem o LibreOffice como usuário sem conhecê-lo como projeto de software livre.

Eliane Domingos relatou sua experiência de participar de um projeto internacional, na promoção da comunidade, tendo sido ela mesma participante do conselho de administração da The Document Foundation, entidade sem fins lucrativos mantenedora do projeto LibreOffice e situada na Alemanha.

O FLISOL-RJ de 2023 foi uma oportunidade muito esperada da comunidade de software livre do Rio de Janeiro, após 2 anos nos quais os eventos presenciais eram restritos por consequência da pandemia de COVID-19. Novos atores, atores mais antigos numa confraternização que só eventos como o FLISOL presencial pode propiciar.