LibreOffice 3.5.1: mais seguro e mais estável

Berlim, 15 de Março de 2012. A Document Foundation anuncia o LibreOffice 3.5.1, a segunda versão da família 3.5, destinado a usuários individuais e empresariais. O LibreOffice 3.5.1 conserta a maioria dos bugs mais importantes identificados pelos usuários e se torna atrativo para a maioria das empresas.

A TDF recomenda que as grandes organizações instalem o LibreOffice com a assistência de um parceiro de suporte, que poderá avaliar requerimentos específicos, ajudar a gerenciar a migração e implementar consertos para problemas identificados. Adquirir serviços de suporte ao LibreOffice de um parceiro da TDF é uma forma indireta de contribuir financeiramente no projeto, investir no desenvolvimento do software, melhorar a estabilidade e acelerar seu crescimento.

“Nos últimos meses, o número de hackers da TDF ultrapassou o piso dos 400 desenvolvedores, com a ampla maioria de voluntários independentes e muitas companhias financiando desenvolvedores em tempo integral. De qualquer forma, o projeto é independente, já que nenhuma das empresas emprega mais de 7% dos desenvolvedores“ afirma Ítalo Vignoli, membro do Conselho Diretor. “Desde setembro de 2010, uma média mensal de 20 novos hackers participam do projeto, atraídos pela licença copyleft, a ausência da cessão de copyright e uma ambiente acolhedor”

O LibreOffice 3.5.1 está disponível para download imediato em Português do Brasil no link abaixo

http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja-o-libreoffice-em-portugues-do-brasil

Os registros de mudanças são
http://wiki.documentfoundation.org/Releases/3.5.1/RC1 e http://wiki.documentfoundation.org/Releases/3.5.1/RC2.

Link para o blog The Document Foundation blog: http://tinyurl.com/c4tdc6k

Sobre The Document Foundation (TDF)

A The Document Foundation é uma organização aberta, independente, autogovernada, meritocrática, montada sobre os dez anos de trabalho dedicados para a comunidade OpenOffice.org. A TDF foi criada na crença de que a cultura de uma fundação independente agrega o melhor dos esforços de empresas e de voluntários, produzirá a melhor suíte de escritório. A TDF está de braços abertos a qualquer indivíduo que concorde com seus valores primordiais, que contribua com para suas atividades, e recebe calorosamente a participação de empresas, por exemplo, através de alocação de pessoal que trabalhe de igual para igual com os demais contribuidores da comunidade. Em fevereiro de 2012, a TDF tem 146 membros e mais de mil voluntários e contribuidores ao redor do mundo.

Contatos para mídia

Florian Effenberger (based near Munich, Germany, UTC+1)
E-mail: floeff@documentfoundation.org – Skype: floeff

Charles H. Schulz (based in Paris, France, UTC+1)
E-mail: charles.schulz@documentfoundation.org

Eliane Domingos de Sousa (based in Rio de Janeiro, Brazil, UTC-3)
E-mail: elianedomingos@documentfoundation.org – Skype: elianedomingos

Italo Vignoli (based in Milan, Italy, UTC+1)
E-mail: italo.vignoli@documentfoundation.org – Skype: italovignoli
GTalk: italo.vignoli@gmail.com

Outros detalhes de contatos: http://www.documentfoundation.org/contact/

Tradução voluntária: Olivier Hallot

6 thoughts on “LibreOffice 3.5.1: mais seguro e mais estável

  1. Mário SErra

    Instalei mas os problemas que detectei na versão anterior continuam: templates do impress, não registra dos "documentos recentes". Não consegui instalar totalmente os arquivos em português: a interface está em pt_br, mas os menus dos programas em inglês (muito esqusito). Está funcionando a meia bomba, com alguns crash de vez em quando. Mas estamos pela causa. Espero que melhore com o passar dos dias, ou os companheiros tenham dicas de soluções. Mário SErra

  2. Olivier Hallot

    Olá MárioSe voce utiliza a versão para Windows, olhe esta dica aqui: http://tinyurl.com/7m5lpjpSe voce utiliza o Linux, o procedimento é parecido: 1) feche completamente o LibreOffice 3.52) Renomeie a pasta oculta $HOME/.libreoffice para um nome qualquer3) Apague a pasta oculta $HOME/.config/libreoffice4) inicie o LibreOffice 3.5A principio, o LibreOffice deve ter aparecido como se fosse sua primeira utilização, sem nehmuma personalização e sem o problema reportado.Caso você tenha dados personalizados, voce pode copiar um a um os arquivos da pasta para a pasta renomeada em 1) para a atual pasta em 3)Boa sorte e avise se houver mais dúvidasOlivier

  3. Olivier Hallot

    Complementando… (Fui um tanto rápido)A mistura de vários idiomas parace ser uma instalação irregular. Supondo se tratar do Windows, recomendo desinstalar completamente o Libreoffice anterior e instalar o novo. Se quizer uma instalação "zerada", siga os passos da minha resposta acima.Olivier

  4. Hugo Bastos

    Embora ainda tenha alguns bugs o libreoffice 3.5, deu um grande passo em setores importantes, a evolução por exemplo do filtro de importação do formato microsoft office 2010, foi surpreendente, além da nova formatação de pagina do writer, com esta atualização para a versão 3.5.1, com certeza muitos destes bugs serão solucionados e posso afirmar que está é a melhor suite office aberta que já utilizei até o momento, resta para as próximas versões uma atualização de interface, acho que a equipe de design dos colaboradores, como a canonical desenvolvedora do ubuntu podem colaborar nisso, até com interesse próprio de ter uma suite com interface atual no ubuntu.

Leave a Reply