De Zero a 300 e Subindo…

O que codificamos em 2012? Muito.

Não podia demorar muito mais para aparecer. Em 2012 conseguimos reunir um grupo de desenvolvedores voluntários interessados em trabalhar no código, refatorando partes importantes e resolvendo bugs. Hoje esse grupo já está pronto para assumir novos desafios no código e até trabalhar na manutenção através de suporte do nível 3.

FISL12-MC-F2

O grupo foi adensando por várias pontas mas uma das mais significativas foi decorrente do minicurso sobre o desenvolvimento do LibreOffice dado no FISL, onde, além de reunir as pessoas e propiciar o contato pessoal, pudemos mostrar que o desenvolvimento se tornou acessível a programadores de qualquer nível, coisa que no passado recente era um desafio para poucos e aguerridos fanáticos. No final de Novembro, conseguimos nosso primeiro hack-day abrigado dentro do SOLISC.

SAM_0027

Também tivemos uma sessão de caça-bugs e uma maratona de caça-bugs no final do ano, preparando a versão 4.0 do LibreOffice a ser lançada em fevereiro de 2013. Ainda temos muito a avançar na condução do controle de qualidade pela comunidade brasileira, e já temos um site especializado em controle de qualidade, utilizando as ferramentas do Mozilla, mas precisamos de voluntários para executar os testes nos pacotes em português do Brasil.

Conseguimos manter a tradução do LibreOffice totalmente atualizada e revisada, não só com a com a tradução das novidades introduzidas ao longo do ano pela comunidade do projeto, mas também pelo acolhimento das sugestões de mudança feitos pela comunidade brasileira. Hoje o LibreOffice em português do Brasil é o campeão mundial de downloads e chegamos à marca acima de 2,5 milhões de downloads desde seu lançamento em 25 de janeiro de 2011 e com todas as versões lançadas subsequentemente. Somos, de fato, uma grande, talvez a maior, comunidade usuária do LibreOffice no mundo (os críticos dirão que é o Brasil é quem mais baixa o LibreOffice). Acompanhando este movimento, conseguimos aumentar para 8 o número de espelhos de download no Brasil.

trad1

Em notável trabalho de equipe, o corretor ortográfico VERO foi acrescido de um corretor gramatical em Python, com base no software LightProof disponível para outros idiomas. A equipe trabalha na inserção das regras gramaticais (e suas exceções) e produziu para testes um documento interessante sobre os erros gramaticais mais comuns, leitura recomendada aos usuários interessados em aperfeiçoarem seu português.

VERO-logx

Só em 2012 chegamos à marca de mais de 300 patches brasileiros no código (200 só em 2012), 1 novo corretor, 3 novos servidores espelhos e 5000 palavras novas traduzidas ou revisadas. É para todos um motivo certo de muito orgulho e celebração.

Feliz 2013 a todos

One thought on “De Zero a 300 e Subindo…

Leave a Reply