Lançada a LibreOffice Magazine 11

capa-11

Um espaço bem aberto

Usar a liberdade de escolher o software a ser utilizado para suas necessidades é uma questão pessoal. E essa escolha se torna mais interessante sabendo que, há softwares de código aberto, com toda a retaguarda de comunidades para melhorá-lo dia após dia. Entender que padrões de documentos são normatizações que trazem segurança, compatibilidade e qualidade aos seus arquivos é uma questão de sobrevivência. Veja o artigo “A adoção do formato ODF é uma das chaves na migração para o LibreOffice”, para entender porque é importante e seguro respeitar padrões.

Estamos felizes pois nessa edição da LibreOffice Magazine alcançamos um grande número de colaboradores que escrevem sobre software livre em vários tons: edução, filosofia, exposição, capacitação, cibercultura, criação de aplicativos, busca. São pessoas empenhadas em dividir o seu conhecimento com os demais, para tentar gravar, palavra por palavra, em mentes com sede de informação e conhecimento para que possam fazer suas escolhas e compartilhá-las. Pelo menos em relação a aplicativos de código aberto.

Essa edição, com muitas colaborações, está a seu dispor, para que você entenda, aprenda e compartilhe. O Ibama relata o caso de uso do LibreOffice e temos tutoriais e dicas sobre Mala Direta, Calculo de financiamento, Como inserir campos em documentos do Writer, Como fazer um cartão de visita e como instalar o LibreOffice da TDF a cada nova versão. E outros softwares também são assunto: PHP, Arduino, Inkscape e Gimp que são até utilizados para ser objetos de arte em uma exposição. Em alguns textos você verá como se juntam assuntos e ideias sobre educação e software livre – com Linux e LibreOffice. E a comunidade LibreOffice brasileira que está sempre divulgando tudo que acontece em relação ao LibreOffice em eventos como Flisol, Fisl e Fórum Espirito Livre.

Agradecemos a todos os que colaboraram com essa edição.

Vera Cavalcante

LibreOffice Magazine 11:http://pt-br.libreoffice.org/assets/Uploads/PT-BR_imagens/Magazine/LM-ED11.pdf

Demais edições: https://pt-br.libreoffice.org/projetos/revista/

One thought on “Lançada a LibreOffice Magazine 11

  1. Morvan

    Bom dia.

    Remetendo à página 14 desta edição de prestimosa publicação, notifico que a citação sobre padrões pertence à Apostila Modular (Básico e Avançado) de LibreOffice.org, da Seplag – Ce. Eu sou, inclusive, o mantenedor da referida apostila. Lá no WikiLivros (http://pt.wikibooks.org/wiki/Curso_b%C3%A1sico_de_LibreOffice) tal publicação ainda figura como Curso Básico, mas nós, na Seplag, já o atualizamos para um formato progressivo | modular.
    Favor citar e, se desejado, podemos enviar último arquivo da Apostila para publicação. Um arquivo, ainda em sua versão r01, pode ser obtido a partir de: https://wiki.documentfoundation.org/images/3/37/LibreOffice.org.basico.Apostila.Hist.Calc.Writer.2011r01.pdf .

    Atenciosamente,

    Morvan Bliasby (Seplag – Ce).

  2. Pingback: DioCast #6 – Especial Libre Office está no Ar! | Diolinux

Leave a Reply