Começou o Mês do LibreOffice – Novembro 2016!

Em maio passado, tivemos Mês do LibreOffice, creditando as contribuições ao software em todo o projeto. Foi fantástico, com centenas de medalhas e diplomas, premiando desenvolvedores, tradutores, relatores de bugs e também para as pessoas que ajudam na documentação, no site ask.libreoffice e nas redes sociais.

‘Bora fazer de novo! Leia como ganhar nossos diplomas e nossas medalhas…

Diplomas

Se estiver envolvido na comunidade LibreOffice e deseja mostrar seu apreço pelo esforço dos colegas, premie-o com um diploma em nossa página especial do wiki. É um ícone nas cores bronze, prata e ouro que mostra o seu agradecimento pela ajuda recebida do colega ou pela contribuição dele ao projeto, por exemplo:

Para premiar com um diploma, envie um e-mail para barnstars@libreoffice.org, diga quem deve ganhar e o que foi feito de merecedor. A gente vai botar seu colega na página.

Medalhas

Todavia, os contribuidores do LibreOffice podem ganhar medalhas ao longo do mês. As medalhas são assim:

Vamos adicionar cada contribuidor à lista de medalhas no nosso wiki. Todos que ganharem uma medalha pode mostrá-lo com orgulho em seus blogues ou em suas redes sociais!. No fim da campanha faremos uma lista dos melhores contribuidores, aqueles que ganharam mais medalhas.

Como vou ganhar uma medalha?

Há seis medalhas cobrindo vários aspectos do LibreOffice:

  • Ajuda em confirmar bugs: acesso nossa página do Bugzilla e verifique os novos bugs. Se puder recriar um deles, adicione um comentário tipo “CONFIRMED on Windows 10 and LibreOffice 5.2.2”. (Tenha certeza que está usando a última versão do LibreOffice.)
  • Contribuição ao código: O código-fonte do LibreOffice é gigantesco, mas há lugares onde é possível se envolver e fazer trabalhos de interesse, mesmo modestos. Veja nossa página dos desenvolvedores no nosso site e esta página no wiki para começar. Após submeter um patch, se for mesclado no código fonte, nós lhe daremos uma medalha!
  • Traduzir a interface: O LibreOffice é disponível em muitos idiomas, mas a tradução de sua interface precisa ser atualizada. Ou talvez queira começar a tradução num novo idioma? Participe aqui!
  • Escrever a documentação: Outra forma de ganhar uma medalha é ajudar na documentação do LibreOffice. Você pode ajudar na atualização da Ajuda ou nos capítulos de nossos livros e manuais. Veja aqui como ajudar.
  • Responda as perguntas dos usuários: No site do Ask LibreOffice há muitos usuários com dúvidas e buscando ajuda com a suíte. Monitoramos este site e se você ajudar pra valer um de nossos usuários, daremos uma medalha para a sua coleção.
  • Divulgue o LibreOffice: Diga para as pessoas e seus amigos sobre o LibreOffice no Twitter! Diga simplesmente que você gosta dele ou que está usando e coloque a hashtag #libreoffice, e vocẽ ganhará uma medalha.

Consegue as seis medalhas? Boa sorte!

‘Bora então?

As campanhas terminam no final do mês. Serão quatro semanas para oferecer ou ganhar diplomas e medalhas e recebê-las. Vamos atualizar regularmente nossa página na nossa conta no Twitter, e claro, fique de olho nas páginas wiki para ver o progresso. Fique ligado!