LibreOffice Magazine 24 é lançada

capa-24

Aniversários

O LibreOffice comemorando 6 anos e a revista 4 anos. A The Document Foundation está de parabéns!

Tem conseguido levar adiante dois de seus projetos: de software e da revista.

Nesses seis anos muitas pessoas ao redor do mundo se envolveram com os projetos da TDF, de forma voluntária ou patrocinada por várias empresas que apoiam o projeto, cedendo mãos e mentes para o desenvolvimento do aplicativo.

Isso é hoje, uma forma de trabalho gratificante. Bom para quem faz, bom para quem recebe.
Já os indivíduos fazem diferença em seu países, sejam colaborando com o código à distancia ou divulgando de todas as formas a ferramenta. Se fizermos uma busca na internet, vamos achar muitos autores de blogs, dividindo seus conhecimentos sobre LibreOffice com leitores famintos, em vários países.

O LibreOffice já é bastante utilizado nos países europeus onde temos exemplos de adoção da ferramenta que podem servir para outros países, inclusive para o Brasil.

Há vários motivos que sugerem que a adoção do LibreOffice é mais vantajosa para instituições públicas e privadas. Entre elas citamos que o LibreOffice é a prova de mudanças futuras, pois seu código é aberto. Veja no artigo do indiano Swapnil Bhartiya, no qual elenca pelos menos 10 motivos para sua adoção.

Nessa edição se faz uma comparação entre cozinhar e open source. Isso é muito gostoso! O Linux – com seu código aberto e sua licença pública, também aniversária. Esta fazendo 25 anos e com certeza é o maior exemplo de desenvolvimento de software colaborativo. Leia os artigos que tratam desses temas nessa edição. E o artigo de Italo Vignoli traçando uma retrospectiva do que aconteceu nesses seis anos de LibreOffice. Há, como sempre, dicas e tutoriais de LibreOffice, artigos sobre softwares de código aberto para todos os gostos.

Boa leitura!

Agradecemos a todos que colaboraram com essa edição.

Vera Cavalcante

Download edição 24: LibreOffice Magazine 24

Download edições anteriores: LibreOffice Magazine