A The Document Foundation anuncia o MUFFIN, o delicioso conceito de interface para o LibreOffice

muffinBerlim, 21 de dezembro de 2016 – a
The Document Foundation anuncia o MUFFIN, um novo conceito de interface de usuário para o LibreOffice, baseado no esforço conjunto dos times de desenvolvimento e de design, apoiado pelo time de marketing. O MUFFIN é um acrônimo para My User Friendly & Flexible INterface, e foca nas três áreas sugeridas pelos usuários do LibreOffice durante o desenvolvimento do conceito:

  1. My: os usuários do LibreOffice querem uma interface de usuário (IU) “pessoal”, com várias opções de capaz de se adaptar aos hábitos pessoais dos usuários, e não mais uma interface única sem opções.
  2. User Friendly: naturalmente, qualquer IU deve ser a mais amigável possível, mas os usuários do LibreOffice pediram claramente por uma IU “modular” onde é possível definir seus próprios níveis de conforto, e não mais uma interface única sem opções.
  3. Flexible: o aumento do número de usuários do LibreOffice instalando o software em várias plataformas de computação (por exemplo um desktop e um laptop) cada um com suas características de tamanho de tela e resolução, gerou a demanda por uma IU que aproveite melhor o espaço na tela e não mais uma interface única sem opções.
  4. INterface: O conceito MUFFIN é a combinação de vários elementos da IU, que será disponibilizada a partir do LibreOffice 5.3 na forma padrão ou experimental: a IU padrão (com barras de ferramentas), a IU com barra única, e a nova barra de abas (experimental). Cada disposição de IU foi pensada para servir um conjunto variado de usuários do LibreOffice.

LibreOffice Writer com Barra Padrão

LibreOffice Writer com Barra única

LibreOffice Writer com Barra Lateral

LibreOffice Writer com Barra de abas

As razões por trás do MUFFIN está explicada no documento de marketing [PDF] e num post de blog específico no blog de design da TDF.