A The Document Foundation anuncia o LibreOffice 5.3 cheio de novos recursos

Berlim, 01 de fevereiro de 2017 – A The Document Foundation anuncia o LibreOffice 5.3, um dos lançamentos mais ricos na história da suíte livre. A suíte de escritório está disponível para Windows, MacOs X e Linux, e pela primeira vez também para nuvens privadas.

O LibreOffice 5.3 representa um importante passo a frente na evolução do software: ele oferece uma introdução aos novos recursos como a edição online e colaborativa, o que aumenta o posicionamento competitivo da aplicação, e ao mesmo tempo fornece melhorias incrementais para tornar o programa mais confiável, interoperável e fácil de usar.

“O LibreOffice é apoiado por uma comunidade fantástica de desenvolvedores”, diz Michael Meeks, um dos membros do conselho de administração da The Document Foundation. “Em 2010, apenas algumas pessoas estavam apostando em nossa capacidade de atrair um grande número de desenvolvedores, que são fundamentais para o sucesso de um código fonte gigantesco. Em seis anos, atraímos mais de 1.100 novos desenvolvedores e, graças a esta grande comunidade, nos últimos dois anos tivemos uma média de 300 pessoas ativas no desenvolvimento do código fonte”.

Destaques no LibreOffice 5.3

O LibreOffice 5.3 oferece uma série de novos recursos interessantes em todas as áreas, começando com um novo mecanismo de layout de texto consistente e multiplataforma que usa o software livre HarfBuzz, um menu de Ajuda atualizado com links diretos para fóruns de suporte e Guias de usuário e melhoramentos nos filtros de importação e exportação para os documentos legados e novos documentos do MS Office.

O Writer possui agora estilos de tabelas, para aplicar formatação numa tabela mantendo a aparência ao editar seu conteúdo; um novo painel de páginas na barra lateral para personalizar agilmente a configuração das páginas sem ter de abrir uma caixa de diálogo podendo navegar pelas páginas com poucos toques de teclas.

O Calc oferece um novo conjunto de estilos de célula padrão, com maior variedade e melhor nomenclatura que nas versões anteriores; para novas instalações, a opção “Ativar caracteres curinga em fórmulas” é agora padrão, em vez de expressões regulares, para melhorar a compatibilidade com outros softwares de planilha; e uma nova caixa de entrada de texto permite ao usuário restringir o leque de funções e simplifica a busca da função desejada.

O Impress agora abre com um seletor de modelo, para que o usuário tenha um início rápido; e um novo painel de Propriedades do slide na barra lateral, quando estiver no modo slide mestre.

A lista das novas funcionalidades mais importantes está disponível num documento separado (http://tdf.io/lo53features), junto com uma série de vídeos curtos: Um resumo está disponível no website http://www.libreoffice.org/discover/new-features/.

O LibreOffice 5.3 também foi melhorado “sob o capô”, graças ao trabalho de centenas de voluntários. Isso se traduz em uma suíte de escritório de código aberto que é mais fácil para desenvolver, depurar e manter. Embora este não seja visível para os usuários, é extremamente importante para implantações empresariais.

LibreOffice já é implantado em grandes organizações em todos os continentes. Uma lista dos mais significativos está disponível aqui: https://wiki.documentfoundation.org/LibreOffice_Migrations.

LibreOffice Online

A versão LibreOffice 5.3 apresenta o primeiro lançamento do código fonte do LibreOffice On-line, uma suíte de escritório nuvem que fornece a edição colaborativa básica de documentos num navegador web pela reutilização do “núcleo motor” do LibreOffice. A fidelidade da apresentação dos documentos é excelente, e a interoperabilidade coincide com a do LibreOffice.

O LibreOffice on-line é fundamentalmente um serviço de servidor, e deve ser instalado e configurado pela adição de um armazenamento em nuvem e certificado SSL, que não estão incluídos na solução. Pode ser considerado a tecnologia que permite para a nuvem pública de ISPs ou a nuvem privada de empresas e grandes organizações.
Compilações dos mais recentes desenvolvimentos do código fonte do LibreOffice Online estão disponíveis como imagens do Docker: https://hub.docker.com/r/libreoffice/online/.

Recursos experimentais da Interface de usuário (IU)

A partir da família 5.3, a LibreOffice IU tem-se estendido com a adição experimental de uma barra de abas, que oferece outra opção além da interface do usuário padrão (com duas barras de ferramentas), a barra de ferramentas singular e da barra lateral com uma barra de ferramentas única. Para cada leiaute da IU oferecido pensou-se servir um conjunto diferente de usuários do LibreOffice.

Chamamos a nova IU do LibreOffice pelo apelido de MUFFIN, um acrônimo para My User Friendly & Flexible Interface (Minha Interface de Usuário amigável e Flexível). Um documento explicativo do conceito está disponível aqui: http://tdf.io/muffinback.

Disponibilidade e implantações empresariais

O LibreOffice 5.3 representa as últimas novidades em termos de recursos para suítes de escritório de código aberto, e como tal a tecnologia inovadora é destinada inicialmente a entusiastas, pioneiros e usuários avançados.

Para implantações de classe empresarial, A TDF mantém a versão 5.2.5 mais madura, que deve ser apoiada por profissionais certificados de acordo com as melhores práticas reconhecido mundialmente (http://www.libreoffice.org/get-help/professional-support/).

O LibreOffice 5.3 está disponível a partir do seguinte link: http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-novo/. Usuários do LibreOffice, defensores do software livre e todos os membros da comunidade podem apoiar a The Document Foundation com uma doação em http://donate.libreoffice.org.

Kit de Imprensa e Imagens

O kit de imprensa, com documentos de apoio e imagens de alta resolução, podem ser baixado a partir de: http://tdf.io/lo53presskit. Imagens pode ser baixada em: http://tdf.io/lo53screenshots.

0 thoughts on “A The Document Foundation anuncia o LibreOffice 5.3 cheio de novos recursos

  1. Pingback: Nova atualização do LibreOffice – versão 5.3 é divulgada recentemente repleta de novidades – Viraw