Lançado o LibreOffice 5.4 com novos recursos para o Calc, Writer e Impress

Berlim, 28 de Julho de 2017 – A The Document Foundation anuncia o LibreOffice 5.4, o mais recente lançamento da família LibreOffice 5.x, disponível imediatamente para o Windows, macOS e Linux, e para a nuvem.

O LibreOffice 5.4 acrescenta novos recursos importantes em cada módulo, incluindo as numerosas melhorias incrementais na compatibilidade com o Microsoft Office.

Documentos mais curtos tornam a interoperabilidade mais fácil

Inspirado no ditado de Leonardo da Vinci “simplicidade é a derradeira sofisticação”, Os desenvolvedores do LibreOffice focaram na simplicidade dos arquivos para atingir a derradeira sofisticação da interoperabilidade entre arquivos. Isso torna os arquivos ODF e OOXML gravados pela suíte livres ainda mais robustos e fáceis de serem trocados entre usuários que o mesmo documento gerado pelas outras suítes de escritório.

Graças ao esforço dos desenvolvedores, a descrição XML de um novo documento feita pelo LibreOffice é 50% menor em tamanho no caso do ODF (ODT), e em torno de 90% menor no caso do OOXML (DOCX), em comparação com o mesmo documento gerado pela concorrência.

Detalhes adicionais sobre a simplificação de arquivos podem ser consultados neste documento: https://nextcloud.documentfoundation.org/s/5Oe8guDN0XSS7h8.

Destaques do LibreOffice 5.4

  • Uma nova paleta de cores com o modelo de cores RYB (vermelho, amarelo, azul).
  • A compatibilidade com formatos de arquivos foi aperfeiçoada, com suporte ao formato de arquivo de imagens vetoriais EMF. Este recurso ajuda ao importar diagramas detalhados de outro software de escritório.
  • Os arquivos PDF importados são reproduzidos com fidelidade muto melhor, inclusive quando inseridos num documento, enquanto que a exportação para arquivos PDF – do Writer e do Impress – agora permite incluir vídeos (e vídeos vinculados caso sejam abertos no Adobe Acrobat Reader).
  • O LibreOffice 5.4 tem agora suporte para assinaturas digitais com chaves do OpenPGP no Linux. Se você já usa o PGP/GPG para assinar e-mails, o recurso garante a autenticidade de seu documento ODF independente do modo de transporte ou armazenamento.

WRITER

  • No Writer, você pode agora importar os autotextos dos modelos DOTM do Microsoft Office.
  • Ao exportar ou colar listas de marcadores ou listas numeradas como texto puro as suas estruturas são preservadas.
  • No menu Formatar, pode-se criar marcas d’água personalizadas em seus documentos.
  • Novos menus de contexto foram acrescentados para trabalhar com seções, notas de rodapé, notas de fim e estilos.

CALC

  • O Calc inclui agora o suporta para gráficos dinâmicos, que utilizam dados oriundos de tabelas dinâmicas. Ao atualizar a tabela dinâmica. O gráfico dinâmico é automaticamente atualizado.
  • Novas facilidades para administra as anotações de células, com comandos no menu para mostrar, ocultar e excluir todas as anotações.
  • Ao aplicar formatação condicional a células, pode-se agora mudar a prioridade das regras com botões para aumentar ou diminuir.
  • Opções adicionais de proteção para planilhas, para permitir inserir e excluir linhas e colunas.
  • Finalmente, ao exportar para arquivos no formato CSV, suas parametrizações serão memorizadas para servirem à próxima operação de exportação.

IMPRESS

  • No Impress, ao duplicar um objeto, pode-se agora especificar ângulos fracionais . Além disso, suas parametrizações são salvas para a próxima operação de duplicação.

ONLINE

  • Finalmente o LibreOffice Online também foi melhorado. O desempenho é melhor enquanto o leiaute da tela agora se adapta aos dispositivos móveis. Foi igualmente incluído um modo de só leitura.

Uma lista dos recursos mais significantes está no vídeo promocional (https://www.youtube.com/watch?v=lBNWOWJul4w). A página com as descrições das novas funcionalidades está na wiki em https://wiki.documentfoundation.org/ReleaseNotes/5.4.

O LibreOffice 5.4 também foi aperfeiçoado “dentro do motor” graças ao trabalho de centenas de voluntários. Isso se traduz por uma suíte de escritório mais fácil de ser desenvolver, manter e debugar. Apesar de são ser visível ao usuário, é de extrema importância para instalações em empresas e organizações em geral.

O LibreOffice Online

O LibreOffice Online é fundamentalmente um serviço hospedado em servidores, e deve ser instalado e configurado com a adição de uma infraestrutura de armazenamento de arquivos e um certificado SSL. É destinado a ser oferecido por provedores de serviços de internet ou mesmo para nuvens privadas de empresas e grandes organizações.

Os binários dos últimos desenvolvimentos do código fonte do LibreOffice Online podem ser baixados e instalados como imagens Docker: https://hub.docker.com/r/libreoffice/online/.

Para mais informações sobre o posicionamento do LibreOffice Online: https://nextcloud.documentfoundation.org/s/uSdCYL2TgPa3yUI.

Instalações empresariais

O LibreOffice 5.4 representa a “crista da onda” em termos de recursos para uma suíte escritório de código aberto e desta forma é destinado a entusiastas, curiosos e usuários avançados

Para instalações em empresas a TDF mantém a família 5.3, mais amadurecida e estável, que será em breve atualizada também com o anuncio da versão 5.3.5 e que sempre deve ter o apoio de profissionais certificados. (http://www.libreoffice.org/get-help/professional-support/).

Várias empesas com assento em nosso Conselho Consultivo (http://www.documentfoundation.org/governance/advisory-board/) fornecem versões do LibreOffice com suporte estendido (LTS) ou serviços de consultoria para migração e treinamentos, com base nas melhores práticas recomendadas pela The Document Foundation.

O LibreOffice está instalado em grandes organizações em todos os continentes. Uma lista das migrações mais significativas na mídia está em: https://wiki.documentfoundation.org/LibreOffice_Migrations.

Disponibilidade do LibreOffice 5.4

O LibreOffice 5.4 pode ser baixado imediatamente de: http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-novo/. Usuários do LibreOffice, apoiadores do software livre e e membros da comunidade podem apoiar a The Document Foundation com uma doação em http://www.libreoffice.org/donate.

O LibreOffice 5.4 contém bibliotecas de conversão de documentos do Document Liberation Project: http://www.documentliberation.org.

Colaboradores da postagem para Português Brasil:

  • Tradução: Olivier Hallot
  • Design: Eliane Domingos