Lançado o Guia de Introdução ao LibreOffice 5.2

Internet, 22 de Janeiro de 2018. A Comunidade Brasileira do LibreOffice tem o prazer de anunciar a disponibilidade do Guia de Introdução LibreOffice 5.2, contendo as inovações e melhorias da versão 5.2. O guia é uma atualização em profundidade do Guia do Iniciante 5.0 lançado em 2016 e contem a descrição das modificações incorridas tanto internamente no software quanto na sua interface de usuário.

A obra contém 14 capítulos e 2 apêndices e cobre todos os 6 módulos do LibreOffice, além de abordar os assuntos relacionados a estilos, macros, personalização do software, impressão e exportação em PDF, gráficos e imagens, formatos de arquivos, formatos Open Document Format e sobre o software livre.

Com as ferramentas adequadas, o tempo de tradução foi muito curto, ao redor de 1 mês e com a equipe trabalhando em capítulos. Por outro lado, o tempo de revisão e de atualização das imagens e das caixas de diálogo continuou a ser demorado, e é agora motivo de uma mudança nos procedimentos para as edições futuras.

Participaram da equipe de tradução, profissionais de TI, tradutores, engenheiros, professores e técnicos. A equipe foi composta por

• Chrystina Pelizer (líder do projeto do Guia de Introdução)
• Vera Cavalcante (revisora e montadora do volume final)
• Fábio Coelho (revisor, tradutor e suporte a infraestrutura)
• Túlio Macedo, Raul Pacheco da Silva, Valdir Barbosa e Olivier Hallot (tradutores e revisores)

Equipe de Redação

Com apoio da The Document Foundation, a equipe teve a oportunidade de se reunir no Instituto de Física da UNESP em São Paulo, capital para um esforço concentrado de revisão dos capítulos traduzidos para a montagem final que ficou a cargo de Vera Cavalcante.

“Sem a reunião presencial de Dezembro de 2017, o guia levaria muito mais tempo para ser terminado em decorrência das prioridades pessoais e profissionais de cada voluntário participante” afirmou Olivier Hallot, Coordenador de Documentação da The Document Foundation. “A reunião presencial dos membros da equipe deu um gás adicional e fechamos a revisão em dois dias de trabalho concentrado. Estamos planejando outras reuniões presenciais para os outros guias que queremos produzir”, completou.

O novo guia de Introdução ao LibreOffice 5.2 tem 440 páginas e pode ser baixado e impresso sem qualquer restrição por qualquer usuário ou empresa que esteja instalando o LibreOffice para seus funcionários, bastando respeitar a licença Creative Commons Attribution indicada na obra. Estão disponíveis a versão em PDF e em ODT que pode ser usada para estudo de edição de textos. Os arquivos podem ser baixados do site de documentação da The Document Foundation, em http://documentation.libreoffice.org/pt-br/ .

Sobre o LibreOffice:

O LibreOffice é um conjunto de produtividade pessoal, livre e de código aberto da The Document Foundation. É executado no Windows, Macintosh e GNU/Linux. Suporte e documentação são prestados gratuitamente pela nossa grande e dedicada comunidade de usuários, contribuidores e desenvolvedores.
Você também pode se envolver com o trabalho voluntário em muitas áreas: desenvolvimento, controle de qualidade, documentação, tradução, suporte ao usuário e muito mais.

O LibreOffice pode ser baixado gratuitamente em http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja