O carnaval de novidades do LibreOffice 6.0: a festa da nova Ajuda

Desde o lançamento recente da família 6.0, o LibreOffice tem uma Ajuda online novinha em folha. Diferente da versão anterior – baseada na conversão da Ajuda para o Mediawiki hospedado na TDF – a nova Ajuda é uma transformação direta dos arquivos XML da Ajuda para o HTML com adição de mágicas em Javascript e feitiçaria em CSS.

Mas como faço para acessar essa nova Ajuda online? Na realidade, é bem simples. Seja navegando até a página https://help.libreoffice.org/6.0/ pelo seu desktop ou pelo seu telefone celular ou tablet, ou então não instale o pacote da ajuda local no seu computador. Quando a Ajuda local não está instalada, o LibreOffice chama a Ajuda online passando os parâmetros que incluem a caixa de diálogo ou comando UNO, o sistema operacional, idioma e versão. Seu navegador padrão vai abrir a página correta na posição da linha certa.

O que tem na nova Ajuda Online? Ao trabalhar com transformações XML destinadas a um navegador moderno, os desenvolvedores do LibreOffice foram capaz de inserir muitos recursos legais nas páginas. Algumas destes recursos são descritos abaixo, pra começar:

O cabeçalho à esquerda contém duas listas de seleção, uma para o módulo e outra para a seleção do idioma das páginas. Estas duas listas estão ali para permitir navegar em todas as páginas da Ajuda. Se preferir a ajuda em outra língua, basta selecionar o idioma da lista. Há quase 50 idiomas disponíveis (mas nem toda a Ajuda está traduzida em alguns desses idiomas).

Seleção de módulo e de idioma

O cabeçalho também contém uma caixa para uma pesquisa personalizada do Google que retorna uma lista de páginas do site principal do LibreOffice, incluindo a própria Ajuda, a Ajuda antiga, o wiki da TDF e muito mais. Note que os resultados podem levar a páginas da Ajuda antiga, por que o motor de busca precisa de tempo para indexar as novas páginas da Ajuda.

A caixa de Conteúdo em cima à esquerda reproduz o painel de Conteúdo da antiga Ajuda e possui os mesmos links. Ao navegar pelos links do Conteúdo, a árvore de entradas se mantém aberta.

A caixa Índice embaixo à esquerda permite fazer buscas “fuzzy” num amplo conjunto de palavras chaves, coletadas da tag que muitos tradutores do LibreOffice conhecem bem. Ao contrário da Ajuda antiga, a busca é feita em todos os módulos, claramente identificados. Por exemplo, quando buscar pela palavra “diálogo” na caixa Índice, você terá resultados relacionados a todos os módulos inclusive o módulo COMMON, que como já se pode adivinhar, é comum a todos os módulos.

A pesquisa no Índice e os resultados

Nota-se igualmente que os resultados são apresentados em blocos com paginação, para evitar lista enormes de resultados. Clique nas setas embaixo para mover 20 linhas para cima ou para baixo.

Agora vamos supor que você queira a página da Ajuda do Calc para a função PROCV. Você pode acessar a página pelo Assistente de Funções do Calc ou pode digitar PROCV na caixa do Índice na nova Ajuda. Com a página exibida, imaginemos que você queira verificar o exemplo, para usá-lo na sua planilha. Fácil!. Passe o mouse em cima do exemplo, e uma dica vai aparecer sugerindo clicar no exemplo para copiar para a área de transferência. Cole o conteúdo na sua planilha e pronto, seu exemplo está agora numa célula para ser trabalhado. Útil quando a função tem muitos argumentos a definir…

Copiar para a área de transferência

Estes são somente alguns exemplos dos recursos novos que acabamos de implementar para a nova Ajuda. Para os próximos lançamentos do LibreOffice (6.1) essa ajuda também vai ser offline, porém sem a seleção de idioma e a pesquisa personalizada pelo motor de busca. Mas nós só começamos a mexer com uma melhor experiência de utilização das páginas da Ajuda e estamos ansiosos de conhecer sua colaboração para a evolução de nosso sistema de ajuda.

A nova Ajuda é fruto do trabalho de muitas pessoas e queremos agradecê-las aqui: Ilmari Lauhakangas (buovjaga), Beatriz Fonseca (beatrizu), Jan Holesovsky (kendy), Andreas Kainz (andreas_k), Fabio Biochetti (css16), David Tardon (dtardon), Gabriel Chiquini, Adolfo Jayme Barrientos (fitoshido) e Olivier Hallot (ohallot).

Junte-se a nós neste Carnaval de novidades na Ajuda do LibreOffice.

0 thoughts on “O carnaval de novidades do LibreOffice 6.0: a festa da nova Ajuda

  1. Pingback: Nueva ayuda online, un carnaval de novedades - Blog de LibreOffice Hispano