Tornando a programação de macros uma brisa: Os cartões de referência do BASIC e da API

Por Olivier Hallot Em 19 de fevereiro de 2018

Uma das questões recorrentes ao usar o LibreOffice como uma substituição de outros aplicativos de escritório é a migração de macros para os objetos e o dialeto BASIC do LibreOffice. Embora a linguagem de programação BASIC do LibreOffice seja quase padrão, os objetos dentro de um documento têm nomes, métodos e propriedades diferentes, e um retrabalho na macro é necessário na maioria dos casos para torná-lo operacional novamente, quando importado de outros conjuntos.

Para abordar alguns dos retrabalhos necessários, os desenvolvedores do LibreOffice implementaram no passado um conjunto de instruções e funções complementares para o LibreOffice BASIC trazendo um modo de compatibilidade para macros escritas no Visual Basic for Application (VBA) para reduzir a necessidade de retrabalho no código de macro e o uso de objetos e declarações do VBA. No final de 2017, algumas das declarações de compatibilidade e funções foram documentadas em nossas páginas de ajuda.

Mas isso é apenas parte do problema. A Interface de Programação de Aplicativos (API) do LibreOffice é uma interface extremamente rica e granular com acesso a miríades de propriedades, interfaces, serviços e métodos, o que torna seu uso um desafio para o programador de macro ocasional, muitas vezes não familiarizado com programação orientada a objetos e complexos tipos de dados.

Mas graças a Jean François Nifenecker, um conjunto de cartões de referência úteis já está disponível para a comunidade de programadores BASIC. Os 8 cartões estão divididos por assuntos, abordando o Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE), visão geral da linguagem BASIC, os mais interessantes objetos e truques do Calc, eventos de documentos e aplicativos, biblioteca de runtime, caixas de diálogo, arquivos e parâmetros de execução. Os 3 primeiros  cartões estão agora disponíveis no nosso site de documentação em PDF e em formatos de arquivo ODT e mais virão logo que forem traduzidos do francês para o inglês. Basta baixar a versão em PDF e imprimi-la em papel grosso para ter acesso rápido a informações que você provavelmente sabe que existe, mas esqueceu-se de como fazê-la funcionar.

Baixe os cartões de referência BASIC da nossa página web de documentação Macros e obtenha o arquivo ODT original para traduzir este cartão acessível em sua língua nativa.

Tradução Joseph Jr.