#IDAD, Dia internacional contra o DRM

Hoje celebramos o Dia Internacional Contra o DRM. O DRM, ou Digital Rights Management, é um conjunto de tecnologias de controle de acesso para restringir o uso de hardware proprietário e obras protegidas por direitos autorais, controlando o uso, modificação e distribuição de obras protegidas por direitos autorais. Em vez de educar os usuários, as empresas preferem impedi-los de exercer seus direitos legais sob a lei de direitos autorais, como fazer backup de cópias de CDs ou DVDs, emprestar materiais por meio de uma biblioteca, acessar trabalhos de domínio público ou usar materiais protegidos por direitos autorais. e educação sob a doutrina do uso justo.

O DRM é uma epidemia que se espalha pela Web, infiltrando residências, salas de aula, locais de trabalho e praticamente todos os lugares onde os usuários podem ir. Ferramentas, tecnologias, livros, jogos, filmes e músicas estão chegando até nós bloqueados com DRM, estejam eles transmitindo ou afirmando serem hospedados localmente.

O DRM pode ser associado ao bloqueio de documentos por meio de pseudo-padrões. Ambos estão ocultos para os usuários e reduzem sua liberdade, pois tornam o compartilhamento de conteúdo – mesmo quando totalmente legítimo – total ou parcialmente impossível.

A Document Foundation apoia o Dia Internacional Contra o DRM como parte de sua luta diária para disponibilizar o compartilhamento de conteúdo para todos os indivíduos e para educá-los a adotar padrões abertos para promover a inovação.

Autor: Italo Vignoli (TDF)

Tradução voluntária: Valdir Barbosa (TDF)