A The Document Foundation anuncia o LibreOffice 6.3

Berlim, 7 de Agosto de 2019 – A The Document Foundation anuncia o LibreOffice 6.3, uma versão aprimorada da família LibreOffice 6 com melhor desempenho, grande quantidade de novos e melhores recursos, e interoperabilidade aprimorada com formatos de documentos proprietários:

  • O desempenho do Writer e do Calc foi aprimorado em 10 vezes segundo os documentos fornecidos pelos usuários: arquivos de texto com marcadores, tabelas e fontes embutidas, planilhas ODS e XLSX muito grandes, e arquivos Calc com funções PROCV estão mais rápidos. Salvar planilhas no formato XLS também ficou mais rápido.
  • A versão de abas compactas da interface de usuário Notebook bar, introduzida no LibreOffice 6.2 está disponível para o Calc, Writer, Impress e Draw. Ela deixa mais espaço para os documentos do usuário, planilhas e apresentações em laptops com telas largas. Além disso, a interface de usuário Contexto Único está pronta para o Writer e o Draw.
  • Uma nova lista de funções na barra de fórmulas substitui a antiga função SOMA no Calc, dando acesso rápido às funções usadas mais frequentes. Também foi criada a função FOURIER para calcular a transformada discreta de Fourier de um vetor de dados.
  • A exportação PDF foi aprimorada para atender ao padrão PDF/A-2, necessário para várias organizações para arquivamento a longo prazo. Além disso a edição de formulários PDF foi simplificada com a chegada do menu Formulário no Writer, reforçando um dos recursos mais poderosos do LibreOffice.
  • Os documentos podem agora serem censurados ou com informação sensível ocultada – por exemplo, dados pessoais – antes de exportar ou compartilhar o arquivo, para ajudar empresas ou organizações a atender a legislação regulatória.
  • No Windows, um modo de console novo foi acrescentado, com melhor saída de dados e de códigos de erro. Torna muito mais fácil quando usar o LibreOffice em processamento de lotes de arquivos tais como impressão ou conversão de formatos.
  • A interoperabilidade com os formatos proprietários do Microsoft Office foi aprimorada em muitas áreas com suporte à exportação de modelos de documentos DOTX e modelos de planilhas XLSX, importação de gráficos a partir de formas agrupadas DOCX DrawingML, importação e exportação de Smart Art no PowerPoint, e melhorias na importação de tabelas dinâmicas do XLSX.

Os novos recursos do LibreOffice 6.3 foram desenvolvidos por uma grande comunidade de contribuidores, 65% das modificações de código foram feitas por empresas presentes no Conselho Consultivo, tais como a Collabora, Red Hat e CIB, além de outras organizações e 35% das contribuições vieram de voluntários individuais.

Somam-se à comunidade global de voluntários que cuidam de outras atividades fundamentais tais como controle de qualidade, tradução do software, projeto da interface de usuário, edição do sistema de Ajuda e documentação, além de apoiadores do software livre e dos padrões abertos.

Um vídeo com um resumo das novidades mais importantes do LibreOffice 6.3 está disponível no You Tube: https://www.youtube.com/watch?v=SIBjmHSHs-w

LibreOffice para usuários individuais

O LibreOffice 6.3 é o que tem de mais avançado em recursos de suites de escritório abertas, e desta forma está destinado a entusiastas de tecnologia, curiosos e usuários avançados. A The Document Foundation não fornece suporte ao usuário, porém eles podem obter ajuda de outros usuários nas listas de e-mails e na página de perguntas e respostas Ask LibreOffice.

Para usuários conservadores e com necessidade de estabilidade, a The Document Foundation mantém a família LibreOffice 6.2, que inclui meses de correções ao código. A versçao atual é a 6.2.5,

LibreOffice para negócios

Para instalações corporativas, a The Document Foundation recomenda fortemente que se contrate o LibreOffice de um dos parceiros do ecossistema para obter suporte de longo prazo, assistência dedicada, novos recursos personalizados e correções de bugs, além de outros benefícios. Os trabalhos destes parceiros em contrato com seus clientes retorna ao projeto LibreOffice, beneficiando a todos.

Suporte para migrações e treinamentos deve ser obtidos por profissionais certificados que podem prover serviços de alto valor e estendem o alcance da comunidade ao mundo corporativo e oferecem ao CIO e gerentes de TI uma solução em linha com as ofertas de software proprietários.

De fato, o LibreOffice – graças a um código amadurecido, rico em recursos, forte suporte a padrões abertos, excelente compatibilidade e opções de suporte a longo prazo de parceiros certificados – representa o ideal para corporações que desejam retomar o controle de seus dados e libertarem-se da dependência de fornecedores.

Disponibilidade do LibreOffice 6.3

O LibreOffice 6.3 está disponível desde já no link: https://pt-br.libreoffice.org/download/. Os requisitos mínimos dos sistemas operacionais proprietários são Microsoft Windows 7 SP1 e Apple macOS 10.9. Montagens do último LibreOffice Online estão disponíveis como imagens Docker: https://hub.docker.com/r/libreoffice/online/.

O LibreOffice Online é essencialmente um serviço, e deve ser instalado e configurado com um armazenamento na nuvem com um certificado SSL. Pode ser considerado uma tecnologia a ofertar pelos provedores de internet ou em nuvens privadas de empresas e organizações.

Os usuários do LibreOffice, apoiadores do software livre, e membros da comunidade podem apoiar a The Document Foundation com uma doação em https://www.libreoffice.org/donate.

O LibreOffice 6.3 é criado com as bibliotecas de conversão de documentos do Document Liberation Project: https://www.documentliberation.org.

Press Kit

O press kit, com documentos de apoio – Hybrid PDF, aberto dentro do LibreOffice, podem ser editados como arquivos ODT simples – e as imagens de alta resolução estão aqui: https://nextcloud.documentfoundation.org/s/3B8ZecMNMcWcxHy.

Tradução voluntária: Olivier Hallot