LibreOffice Conference America Latina 2019 terá oficina de Calc

Klaibson Ribeiro é membro da The Document Foundation desde 2011. Ligado a mais de 10 anos à comunidade brasileira de Software Livre, Klaibson estará diante de um desafio pessoal durante a primeira LibreOffice Conference America Latina: ministrar a oficina de Calc que acontecerá no segundo dia do evento.
LibreOffice – Qual a sua expectativa para a primeira edição latinoamericana da LibreOffice Conference?
Tenho uma grande expectativa, pois já participei de diversos eventos da Comunidade LibreOffice aqui no Brasil, seja o Encontro Nacional, seja o Encontro Catarinense e será minha primeira oficina de LibreOffice fora do país. Sobre a sede, acredito que foi a melhor escolha, pois o Paraguai fica no Centro da América do Sul, facilitando o deslocamento de pessoas de todo o continente para o encontro. Além disso, o projeto de tradução do LibreOffice e do Firefox para o idioma Guarani, é um grande projeto de inclusão social e é destaque internacional em ambas as comunidades.
LibreOffice –  Na programação do evento, você será responsável pela oficina de Calc. Quais os temas que você pretende explorar mais nessa atividade?
Primeiro pretendo saber qual o grau de conhecimento sobre o LibreOffice, em especial o Calc, e em seguida, vou adequar o conteúdo, procurando explorar as funcionalidades mais interessantes. Acredito que em duas horas seja possível passar bastante conhecimento aos alunos da FPUNA e aos outros que se inscreverem.
LibreOffice – Conte-nos sobre como você pretende encarar o desafio de apresentar o Calc para pessoas que falam um outro idioma, no caso, o espanhol?
Acho o espanhol um idioma acessível, pois se parece muito com o português. Já estudei espanhol há alguns anos atrás e iniciei o Mestrado em Direção e Administração de Negócios no Uruguai. Não tive problemas em ouvir e falar no idioma, conversar com professores e colegas. Por se tratar de um evento Latinoamericano e estarmos todos em comunidade, acredito que o idioma não será uma barreira.
Para fazer a sua inscrição na primeira LibreOffice Conference America Latina e na oficina de Calc, clique no link: https://latam.conference.libreoffice.org/inicio-pt-br/inscricoes/