Comunicado do Conselho Diretor sobre a marca “Personal Edition” do LibreOffice 7.0 RC

Querida comunidade do LibreOffice, colaboradores e amigos,

Graças ao trabalho árduo realizado por muitos indivíduos e fornecedores de ecossistemas, trabalhando juntos como uma equipe em diferentes campos, como desenvolvimento, controle de qualidade, design, marketing, localização, engenharia de lançamento, infraestrutura, apenas para citar alguns, em algumas semanas estaremos dando boas-vindas ao nosso marco do LibreOffice 7.0.

Ao mesmo tempo, estamos discutindo nossa visão para os próximos cinco anos, com um ponto de partida sendo marketing e branding. Veja nossas listas de discussão de marketing e discussão no quadro.

Devido ao trabalho de redação e desenvolvimento na área de nomeação de marcas e produtos, algumas especulações foram iniciadas, particularmente relacionadas à tag “Personal Edition” exibida no LibreOffice 7.0 RC (Release Candidate), em vários canais de comunicação. Portanto, como Conselho de Administração da The Document Foundation, vamos fornecer mais esclarecimentos:

1. Nenhuma das alterações avaliadas afetará a licença, disponibilidade, usos permitidos e / ou funcionalidade. O LibreOffice sempre será um software livre e nada mudará para usuários finais, desenvolvedores e membros da comunidade.

2. Devido ao curto prazo com o qual estamos trabalhando, o slogan apareceu no RC e pedimos desculpas se alguns de vocês pensam que implementamos a mudança unilateralmente. Tenha certeza de que a consulta com a Comunidade está em andamento.

3. Este slogan “Personal Edition” faz parte de um plano de marketing mais amplo de cinco anos, que estamos preparando e que visa diferenciar o LibreOffice atual, gratuito e com suporte da comunidade, de um conjunto de produtos e serviços LibreOffice Enterprise fornecido por membros do nosso ecossistema. O plano de marketing ainda está em desenvolvimento e discussão. Por isso, esperamos receber e avaliar seus comentários.

4. Quaisquer comentários (de maneira apropriada) ao nosso plano de marketing são bem-vindos. Existem várias maneiras de enviá-las ao Conselho de Administração: a maneira preferida é assinar as listas de discussão do conselho, onde muitas das discussões ocorrerão em público e serão arquivadas. Além da lista de discussão, temos um horário regular (em torno de 10 a 15 minutos no máximo) na seção pública da reunião da Diretoria, para a qual convidamos todos os membros da comunidade a participar e elevar suas questões. As reuniões do Conselho são realizadas a cada duas semanas e são oportunamente anunciadas na lista de discussão do Conselho.

5. Opomo-nos fortemente a qualquer forma de assédio, em qualquer meio. Os comentários em si não caracterizam assédio, mas os ataques pessoais sim. Mantenha-se focado no objetivo e seja educado em suas conversas.

6. A equipe de editores do plano de marketing está avaliando todas as contribuições, uma vez que é importante obter comentários para definir uma estratégia clara apoiada por toda a Comunidade. Incentivamos todos a apoiar o Conselho, a equipe de marketing e a Comunidade na elaboração dos detalhes; Certamente, não queremos tomar decisões apoiadas apenas por uma pequena minoria.

7. Essa é uma decisão complexa que envolve muitas preocupações sobrepostas. Recomendamos que você leia os slides detalhados produzidos pelo Italo, a fim de contribuir para o estado atual da discussão.

Desculpe-nos novamente se surgir algum mal-entendido! Seus comentários e apoio serão muito apreciados!

Atenciosamente,

Membros do Conselho de Administração da The Document Foundation