O Programa LibreOffice Nova Geração

Hoje anunciamos um novo projeto: LibreOffice Nova Geração. Não se trata do software, mas sobre as pessoas que fazem o software. O LibreOffice é feito por uma comunidade mundial de desenvolvedores certificados e voluntários, trabalhando no código fonte, tradução, documentação, design, controle de qualidade, marketing, infraestrutura e outras áreas.

Queremos chegar em mais pessoas, então que tal ler abaixo para saber mais…

De que se trata?

O LibreOffice Nova Geração é nosso projeto para trazer mais pessoas – e especialmente jovens – para a comunidade LibreOffice. Somos orgulhosos de nossa comunidade diversificada e de todas as idades, e os jovens nos ajudam a trazer novas ideias e abordagens ao projeto. Queremos tornar mais fácil para todos juntarem-se ao projeto, envolverem-se e se divertir – independente da idade.

Quem pode participar?

Todo mundo! Se você é um estudante secundarista ou universitário e utiliza o LibreOffice, gostaríamos de ouvi-lo. Onde vocẽ utiliza o LibreOffice? Como pode o LibreOffice ser melhorado? Podemos ajudá-lo a divulgar o LibreOffice? Junte-se a nós e vamos trabalhar juntos para tornar o LibreOffice ainda melhor!

E todo mundo é bemvindo para participar. A The Document Foundation é uma pequena fundação sem fins lucrativos, então valorizamos toda a ajuda possível para trazer jovens contribuidores ao projeto e ajudá-los a participar de nossos times.

O que vou fazer?

Muitos estudantes que contribuem para projetos de software de código aberto gostam de ter algo que confime sua participação e seu trabalho. Em nossa fundação (TDF) emitimos Open Badges pela contribuição da comunidade – são badges especiais contendo metadados , mostrando o que foi feito. Queremos emitir estes badges para jovens e novos membros de nossa comunidade.

Temos outras ideias e projetos, mas gostaríamos de ouvi-lo primeiro sobre suas experiências! O que mais podemos oferecer? Como podemos creditar e reconhecer os contribuidores pelo seu trabalho? Diga-nos o que acha…

Como posso participar?

Se quiser debater maneiras de envolver jovens na comunidade LibreOffice, participe do grupo do Telegram onde discutimos os Open Badges e outras ideias para o LibreOffice Nova Geração. (Para todos as demais discussões e sugestões para o LibreOffice , veja o grupo geral.) Se desejar sugerir algo diretamente, mande um e-mail para mim (Mike) e nós poderemos conversar via chat.

Estamos à espera de ouvir suas ideias e experiências!