Chegou o Guia do Writer 7.1

Os usuários brasileiros de informática em geral, a comunidade de usuários e apoiadores brasileiros do software livre, e do LibreOffice em particular, ganham hoje um presente e tanto: o time de documentação brasileira do LibreOffice anuncia a publicação do Guia do Writer 7.1, o mais completo guia do processador de textos Writer da melhor suíte de escritório em software livre, o LibreOffice Community.

O Guia do Writer 7.1 é um volume extenso de 570 páginas contemplando as mais avançadas técnicas de edição de textos, desde simples digitação de uma lauda até montagem de documentos de múltiplos volumes, passando por formulários eletrônicos, ilustrações, tabelas, índices e sumários, automação de texto e exportação para inúmeros formatos de arquivos.

O guia é a contribuição para o público da equipe de documentação brasileira do LibreOffice. A equipe utilizou-se de tradução automática seguida de minuciosa revisão manual para correção de termos, redação e estilística da língua portuguesa bem como a aferição da exatidão do conteúdo. Na oportunidade de executar uma releitura do conteúdo, a equipe pode verificar a exatidão das técnicas descritas e rever a terminologia empregada no software, sinalizando para a equipe de tradução do LibreOffice as inconsistências encontradas na interface, sugerir melhorias nos termos, mudanças no vocabulário dos comandos e correção das páginas da Ajuda do software. Este retorno serviu para tornar o LibreOffice ainda mais robusto na consistência de sua interface e consolidar sua terminologia de comandos.

O Guia do Writer 7.1 está disponível em três formatos: O tradicional PDF com paginação ajustada para os que desejam imprimir o guia e encadernar, o arquivo-fonte em formato Open Document Format (ODF) para edição livre pelos interessados, e a versão online instalada nos servidores da The Document Foundation para leitura em tablets, no navegador do seu desktop e por que não, em telefones celulares.

“A importância do Guia do Writer é enorme. Sugiro a leitura para todos que necessitam produzir documentos profissionais, bem como utilizar o guia para produção de cursos, vídeo-aulas, e até mesmo produzir material para concursos públicos” afirma Olivier Hallot, coordenador da documentação global do LibreOffice. “Estamos trabalhando na biblioteca de manuais do LibreOffice Community para oferecer os mais avançados guias de usuários de todos os módulos do LibreOffice e outros volumes estão a caminho” completou Olivier.

A equipe de documentação do LibreOffice Community é composta por voluntários de todo o Brasil e se dedica a produzir o material de referência em português do Brasil sobre o LibreOffice. Da equipe fazem parte Vera Cavalcante (SP), Luciana Mota (DF), Márcia Buffon Machado (Irlanda), Jackson Cavalcanti Jr. (PE), Raul Pacheco da Silva (SP), Timothy Brennan Jr (RS), Túlio Macedo(DF), Diego Peres Marques(RJ), Rafael Lima(SC) e Olivier Hallot (RJ).

Equipe WG71

O Guia do Writer 7.1 pode ser baixado para seu computador pela página  https://documentation.libreoffice.org/pt-br/portugues junto com outros volumes para o Impress, Calc, Math e o Guia do Iniciante.