LibreOffice 7.3 Community chega para melhorar a interoperabilidade entre suítes de escritório

Os desenvolvimentos da versão 7.3 focam na interoperabilidade com os formatos de arquivos proprietários da Microsoft, e introduz uma grande variedade de novas funcionalidades para simplificar a transição do Office para o LibreOffice

Tradução: Daniel Rodriguez, revisão: Jackson Cavalcanti

Berlin, 2 de Fevereiro de 2022 – A nova versão do LibreOffice 7.3 Community, gratuita e feita por voluntários da comunidade, já está disponível para download na página https://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-novo/ . Com base na plataforma LibreOffice Technology para software de produtividade pessoal no desktop, em dispositivos móveis na nuvem, a nova versão oferece um grande número de melhorias direcionadas aos usuários que migram do Microsoft Office para o LibreOffice, ou que trocam documentos entre as duas suítes de escritório.

Para atingir este objetivo, três tipos diferentes de interoperabilidade foram aperfeiçoados:

  • O desenvolvimento de novos recursos, tais como o novo sistema de registro de alterações em tabelas e para movimentos do texto, com impacto positivo na interoperabilidade com documentos do Microsoft Office.
  • As melhorias de desempenho ao abrir grandes arquivos DOCX e XLSX/XLSM, maior velocidade de renderização de alguns documentos complexos, e novas melhorias de desempenho com a biblioteca Skia introduzido com o LibreOffice 7.1.
  • As melhorias nos filtros de importação/exportação dos formatos proprietários: DOC (listas numeradas); DOCX (listas numeradas; fomas de desenho com hiperlinks; correção de permissão para edição; mudança de estilo de parágrafo); XLSX (redução da altura da linha para arquivos Office XLSX; indentação de células; correção de permissão para edição; melhor suporte aos gráficos XLSX); e PPTX (interações fixas e hiperlinks em imagens; correção da importação/exportação de rodapés de slides PPTX; correção de hiperlinks em imagens e formas; sombra transparente para tabelas).

Ademais, a Ajuda do LibreOffice também foi aprimorada em benefício para os usuários, com atenção especial para aqueles que chegam do Microsoft Office: as buscas estão focados no módulo atual do usuário, enquanto as páginas de Ajuda para as funções da planilha foram revistas buscando exatidão e abrangência, e com vínculo para as páginas wiki das Funções do Calc. As páginas de Ajuda para a biblioteca de scripts ScriptForge também foram atualizadas e incrementadas.

A biblioteca ScriptForge, desenvolvida para facilitar o desenvolvimento de macros, foi ampliada com vários recursos: a adição do novo serviço Chart, para definir gráficos armazenados em planilhas; o novo serviço PopupMenu, para descrever o menu a ser exibido após eventos do mouse; uma extensa opção para gerenciamento de impressoras, incluindo a lista de fontes e impressoras; e um recurso para exportar documentos para PDF com cobertura completa das opções do PDF. A ajuda para os serviços ScriptForge está disponível com sintaxe e exemplos idênticos para Python e Basic.

O LibreOffice oferece o mais alto nível de compatibilidade no mercado de suítes de escritório, começando com suporte nativo para o OpenDocument Format (ODF) – superando formatos proprietários nas áreas de segurança e robustez – até suporte superior para arquivos DOCX, XLSX e PPTX. Além disso, o LibreOffice Communty oferece filtros para um grande número de formatos de documentos legados, resgatando o controle dos arquivos a seus usuários.

Os arquivos Microsoft atuais continuam ligados no formato proprietário depreciado pela ISO em 2008, em detrimento do padrão aprovado pela ISO, de modo que estes arquivos escondem enormes quantidades de complexidades artificiais. Isto causa problemas de manuseio com o LibreOffice, que tem como padrão um verdadeiro formato padrão aberto (o OpenDocument Format).

O LibreOffice 7.3 está disponível nativamente para o Apple Silicon, a série de processadores projetados pela Apple e baseados na arquitetura ARM. A opção foi adicionada aos processadores padrão disponíveis na página de download.

O vídeo resumindo as principais novidades da LibreOffice 7.3 Community pode ser visto no YouTube: LINK e PeerTube: LINK. A descrição das novas funcionalidades está disponível nas Notas de Lançamento [1].


Contribuintes da comunidade LibreOffice 7.3

As novas características do LibreOffice 7.3 Community foram desenvolvidas por 147 colaboradores: 69% das inserções de código foram feitas por 49 desenvolvedores profissionais de três empresas que fazem parte do Conselho Consultivo do TDF – Collabora, Red Hat e Allotropia – ou outras organizações (incluindo The Document Foundation), e 31% são de 98 voluntários individuais.

Além disso, 641 voluntários trabalharam na tradução para 155 idiomas. O LibreOffice 7.3 Community é produzido em 120 idiomas diferentes, mais do que qualquer outro software gratuito ou proprietário, e como tal pode ser usado no idioma nativo (L1) por mais de 5,4 bilhões de pessoas em todo o mundo. Além disso, mais de 2,3 bilhões de pessoas tem um desses 120 idiomas como seu segundo idioma (L2).

Participação da comunidade brasileira no LibreOffice 7.3

A comunidade brasileira participou ativamente do desenvolvimento do LibreOffice Community 7.3. Os esforços abrangeram as seguintes atividades:

  • tradução completa da interface de usuário e da ajuda;
  • desenvolvimento do dicionário de sinônimos (tesauro);
  • desenvolvimentos para a  biblioteca ScriptForge e sua documentação na ajuda;
  • diversas correções de bugs no software.

Além da participação no LibreOffice Community, a comunidade brasileira está empenhada na edição dos guias de usuário, com o lançamento do Guia do Writer e o Guia do Draw, disponíveis em PDF, ODT e também em HTML em https://books.libreoffice.org/pt-br/ .

LibreOffice para Empresas

Para instalações em ambiente corporativo, a TDF recomenda enfaticamente a família LibreOffice Enterprise de aplicações de parceiros do ecossistema de negócios – para desktop, dispositivos móveis e utilização na nuvem – incluindo um grande número de recursos dedicados de alto valor para corporações. A família Enterprise inclui opções de suporte a longo prazo, assistência profissional, desenvolvimentos personalizados e outros benefícios como SLA (Service Level Agreements): https://www.libreoffice.org/download/libreoffice-in-business/.

Mesmo com esta recomendação, sabe-se de um número crescente de empresas utiliza a versão apoiada por voluntários, em vez da versão otimizada para corporações das diferentes empresas do ecossistema de negócios do LibreOffice.

Com o tempo, esta preferência representa um problema para a sustentabilidade do projeto LibreOffice, pois retarda a evolução do projeto. Cada linha de código desenvolvida pelos profissionais das empresas do ecossistema de negócios junto a seus clientes empresariais é compartilhada com a comunidade no repositório de código fonte principal, e assim vai aprimorando a plataforma LibreOffice Technology.

Os produtos baseados na LibreOffice Technology estão disponíveis para os principais sistemas operacionais desktop (Windows, MacOS, Linux e Chrome OS), para plataformas móveis (Android e iOS), e para a nuvem.

Migrações para o LibreOffice

A The Document Foundation desenvolveu o Protocolo de Migração para dar apoio a projetos de mudança de suítes de escritórios proprietários para o LibreOffice, com base na implantação de uma versão LTS da família LibreOffice Enterprise, além de consultoria de migração e treinamento com profissionais certificados capazes de oferecer soluções de valor agregado alinhadas com as ofertas proprietárias. Referência: https://www.libreoffice.org/get-help/professional-support/.

Efetivamente, o LibreOffice – graças a sua base de código madura, rico conjunto de recursos, forte suporte a padrões abertos, excelente compatibilidade e opções LTS de parceiros certificados – é a solução ideal para empresas que querem recuperar o controle de seus dados e se livrar do “lock-in” de fornecedores.

Disponibilidade do LibreOffice 7.3 Community

O LibreOffice Community 7.3 pode ser baixado no seguinte link: https://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-novo/. Os requisitos mínimos para sistemas operacionais proprietários são Microsoft Windows 7 SP1 e Apple macOS 10.12.

Os produtos baseados em tecnologia LibreOffice para Android e iOS estão listados aqui: https://www.libreoffice.org/download/android-and-ios/, enquanto para App Stores e ChromeOS estão listados em: https://www.libreoffice.org/download/libreoffice-from-microsoft-and-mac-app-stores/.

Para os usuários cujo objetivo principal é a produtividade pessoal e, portanto, preferem um lançamento que passou por mais testes e correção de bugs em vez das novas funcionalidades, a The Document Foundation mantém a família LibreOffice 7.2, que inclui correções de bugs. A versão atual é a LibreOffice 7.2.5.

A The Document Foundation não fornece suporte técnico aos usuários, embora eles possam obtê-lo de voluntários nas listas de discussão dos usuários e no site Ask LibreOffice: https://ask.libreoffice.org

Usuários do LibreOffice, defensores do software livre e membros da comunidade podem apoiar a The Document Foundation com uma doação em https://www.libreoffice.org/donate.

O LibreOffice 7.3 é criado com as bibliotecas de conversão de documentos do Projeto Document Liberation: https://www.documentliberation.org

[1] Notas de lançamento: https://wiki.documentfoundation.org/ReleaseNotes/7.3

Kit de imprensa

Link para baixar: https://nextcloud.documentfoundation.org/s/MnZEgpr86TzwBJi