Entrevista ecossistema LibreOffice: Thorsten Behrens na allotropia

Foto de Thorsten Behrens da allotropia

O LibreOffice é desenvolvido por uma comunidade mundial, composta por voluntários, desenvolvedores certificados e empresas no ecossistema mais amplo. Hoje, conversamos com Thorsten Behrens, que atua no Conselho de Administração (Board of Directors) da The Document Foundation e trabalha para alotropia…

Conte-nos um pouco sobre você mesmo!

Sou Thorsten Behrens, moro em Hamburgo, Alemanha. Com uma grande equipe de especialistas do LibreOffice, administro a allotropia software GmbH, especializada em consultoria e produtos Open Source e Open Standards.

O código e o próprio projeto me envolveram a partir de 2001 (na época ainda chamado de OpenOffice.org).

O que a alotropia oferece no ecossistema LibreOffice?

Nós nos esforçamos para ser uma loja de serviço completa para tudo do LibreOffice. Apenas para listar alguns exemplos, ajudamos as empresas a treinar sua equipe de desenvolvimento interna juntamente com uma migração do LibreOffice; desenvolvemos regularmente correções de bugs e novos recursos para o pacote de escritório e também mantemos várias extensões para o benefício de todo o ecossistema (por exemplo, o plug-in de desenvolvimento LibreOffice Eclipse (LibreOffice Eclipse development plugin), o plug-in Edite no LibreOffice do Nextcloud (Edit in LibreOffice Nextcloud) ou extensão inicial LibreOffice (LibreOffice Starter Extension)).

Além disso, oferecemos versões LTS (suporte de longa data) do LibreOffice, por meio de nosso parceiro CIB software GmbH. Na mesma linha, também mantemos filiais LTS específicas para o cliente, caso uma organização maior decida ficar com uma versão específica do pacote.

E para não esquecer, allotropia também patrocina Michael Stahl, um dos editores do OpenDocument Format, para manter o padrão ODF evoluindo e acompanhando todos os novos recursos do LibreOffice que precisam ser salvos em disco.

Em que a allotropia está trabalhando no LibreOffice 7.3?

Além de muitas adições menores para o LibreOffice 7.3, um dos destaques em que estamos trabalhando atualmente é uma porta do LibreOffice para rodar diretamente em um navegador – sem necessidade de instalação de servidor. Chamamos provisoriamente de LOWA – LibreOffice WebAssembly, já que WebAssembly (WASM) é a tecnologia de navegador subjacente que está usando.

Outro recurso do qual estamos bastante orgulhosos é a reescrita do antigo código de acesso a arquivos de rede do LibreOffice. Esse trabalho foi patrocinado pela The Document Foundation, chegou ao 7.3, resolveu vários problemas de longa data e, ao mesmo tempo, eliminou mais de 17.000 linhas de código (bem antigo).

Olhando à frente desse lançamento, o que mais planejam fazer?

Ainda há muito trabalho a fazer para tornar o LOWA LibreOffice realmente utilizável, o que nos manterá bastante ocupados este ano. Além disso, estamos sempre ansiosos para ajudar a melhorar a experiência geral do desenvolvedor para o LibreOffice – isso também nos ajuda em nosso trabalho diário! Nessa linha, há outro projeto em andamento, chamado CoverRest, para trazer uma integração melhor e mais agradável com cobertura de código, análise estática e verificação geral de código no processo de desenvolvimento do LibreOffice.

Originalmente publicado por Mike Saunders, tradução Tulio Macedo.