Chamada para propostas de melhorias no LibreOffice

Um dos objetivos da The Document Foundation e da comunidade que ela representa é o aprimoramento do LibreOffice para torná-lo ainda mais competitivo e inovador em relação a outras suítes de escritório. Uma das ferramentas para atingir esse objetivo são os contratos para o desenvolvimento de funcionalidades específicas, como por exemplo, a implementação do formato OpenDocument Format versão 1.3, o padrão utilizado pelo LibreOffice e outros aplicativos.

Até o momento, os contratos seguiram regras desenvolvidas internamente, o que nos permitiu avançamos muito. Mas essas regras têm limites e já não podem mais garantir nossa evolução, dado o tamanho atual da The Document Foundation e dos projetos sob licitação. Além disso, com a chegada de dois desenvolvedores internos, abrem-se novas possibilidades para execução e supervisão de contratos.

A partir de hoje, os contratos seguirão regras novas definidas por juristas, nos permitindo alinhar-nos às melhores práticas legais para fundações sem fins lucrativos e crescer ainda mais o LibreOffice e a LibreOffice Technology, assim podendo atender ainda mais a expectativa de seus usuários.

Para crescer, precisamos das ideias e das propostas dos membros e os usuários da comunidade. Todos estão convidados a enviar suas ideias! Pedimos porém, que prestem muita atenção pois, precisamos de contribuições que nos permitam evoluir ainda mais o LibreOffice na área de suítes de escritório – um mercado extremamente competitivo que hoje vale quase 30 bilhões de dólares.

Assim, pedimos que evitar apresentar ideias e propostas demasiadamente pessoais e individualizadas, mas que se envolva com outros membros da comunidade e outros usuários e pense grande pois o LibreOffice é grande e precisa crescer ainda mais.

Converse com a comunidade, e principalmente com os desenvolvedores que podem te ajudar a estruturar suas ideias e propostas de forma que sejam viáveis, para depois serem avaliadas e por fim votadas pelos membros do Comitê Gestor de Engenharia (Engineering Steering Committee), que terá a palavra final desde do ponto de vista técnico, antes de ser aprovado pelo Conselho de Administração (Board of Directors).

Também pedimos que as propostas sigam (e respeitam) a seguinte estrutura:

Estimativa de custo: x semana(s)
Contato: Anakin Skywalker
Revisores: Luke Skywalker
Breve descrição: …

Sabemos que somente a contribuição de apenas um ou mais desenvolvedores permite calcular o custo em termos de semanas de desenvolvimento e descrever a funcionalidade de forma compreensível para quem deve avaliar sua viabilidade, colocá-la no contexto complexo como o do LibreOffice e priorizá-lo. As estimativas de custo também podem ser adicionadas por outras partes em um estágio posterior do processo, mas as propostas sem uma estimativa de custo não podem ser aceitas para consideração final.

Antes de fazer sua proposta, consultas propostas existentes no wiki para ter uma ideia do que o Comitê Gestor de Engenharia (Engineering Steering Committee) espera de todos: https://wiki.documentfoundation.org/Development/Budget2023

O prazo para apresentação de propostas é domingo, 28 de maio, às 18h (UTC+2, horário de Berlim). Qualquer propostas feitas após esta data, como regra geral, não será considerada nesta rodada de avaliação, a menos que existam circunstâncias muito excepcionais.

Assim que a avaliação e classificação das propostas pelo Comitê Gestor de Engenharia (Engineering Steering Committee) começar, anunciaremos os detalhes, incluindo a planilha de classificação “ao vivo”, em uma postagem de blog subsequente.

Quando estiver pronto, registre-se e adicione seu texto. Esperamos suas contribuições! Mais uma vez, todos são bem-vindos para contribuir e esperamos suas ideias!