Anúncio do LibreOffice 7.6 Community

Autor: Italo Vignoli. Tradução: Timothy Brennan Jr.

Berlin, 21 de agosto de 2023 – O LibreOffice 7.6 Community, a nova versão principal da suíte de escritório gratuita suportada por voluntários para produtividade de desktop e a última baseada no esquema de numeração de versão histórica (primeiro dígito é para o ciclo de lançamento e o segundo para um lançamento maior), está desde já disponível em https://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-novo/ para Windows (processadores Intel/AMD e ARM), macOS (processadores Apple e Intel) e Linux. A partir de 2024, a The Document Foundation adotará a numeração de lançamento baseada no calendário, portanto, o próximo grande lançamento será o LibreOffice 2024.02 em fevereiro de 2024.

O LibreOffice é a única suite de escritório de produtividade pessoal de código aberto que pode ser comparado característica a característica com o líder do mercado. Após doze anos e cinco ciclos de lançamento – limpeza de código, reestruturação de código, polimento da interface, estendendo-se por novas plataformas de hardware e software, a otimização de interoperabilidade com OOXML para dar suporte aos usuários – está cada vez mais difícil de desenvolver novas características completamente novas, portanto a maioria são refinamentos ou melhoramentos das existentes.

Destaques do LibreOffice 7.6 Community

GERAL

• Suporte para gestos de ampliação ao usar os touchpads na visão principal.
• Suporte para temas de documento, e a importação e exportação de definições de temas para documentos ODF e OOXML.
• Muitas melhorias na manipulação de fontes, especialmente para as escritas direita-a-esquerda, CJK e outros alfabetos asiáticos.

WRITER

• Novo assistente de numeração de páginas no meu Inserir para fácil inserção de numeração de páginas no cabeçalho ou rodapé.
• O menu suspenso Estilo de parágrafo na barra de ferramentas Formatação mostra uma lista de estilos usados no documento, em vez da lista completa dos estilos disponíveis.
• Índices de figuras podem ser geradas de forma mais flexível com base em estilos de parágrafo e não apenas das categorias ou nomes de objetos.
• As entradas de bibliografia podem ser editadas diretamente de uma tabela de bibliografia, e as referências bibliográficas tornam-se hiperlinks por padrão para a linha correspondente na tabela de bibliografia.
• Iluminação de estilos de parágrafo e caractere usados e formatação direta no texto.
• Verificação de frases: itens de dicionário de palavras compostas e dicionários personalizados agora são aceitos.

CALC

• Formato numérico: “?” permite exportar para ODF para representar um dígito inteiro, substituído por branco se for um zero não significativo, e são aceitos decimais para formatos em segundos sem truncamento como [SS].00.
• As planilhas copiadas para outro documento agora mantêm um intervalo de impressão definido pelo usuário.
• As configurações do Solver são salvas com os documentos e os estilos de página são exportados mesmo que não estejam em uso.
• Suporte para estilos de desenho de formas e comentários, incluindo um estilo dedicado para comentários que permite personalizar a aparência padrão e a formatação de texto de novos comentários.
• Novo layout compacto para tabelas dinâmicas.
• Suporte de filtro automático para classificação por cor. Filtrar/classificar por cor considera as cores definidas pelo formato numérico.
• A caixa de diálogo Importar texto (como arquivo CSV ou como texto não formatado) tem uma nova opção para não detectar números em notação científica (somente se “Detectar números especiais” estiver ativado).

IMPRESS & DRAW

• Novo painel de navegação para alternar slides durante a exibição de uma apresentação (opção habilitada ao marcar uma caixa de seleção em Configurações de apresentação de slides).
• Os objetos agora podem ser listados de frente para trás no Navegador, com o objeto mais alto no topo da lista.
• Suporte para anotações de texto livre para importação de PDFium, além de suporte para anotações de tinta, texto livre e polígono/polilinha na exportação de PDFium.
• O algoritmo de dimensionamento de texto de ajuste automático foi modificado para funcionar de maneira semelhante ao MS Office. A escala de texto agora separa a escala de espaço (parágrafo e linha) e a escala de fontes, onde a escala de espaço pode ser 100%, 90% e 80%, e a escala de fonte é arredondada para o tamanho de ponto mais próximo. O espaçamento horizontal (marcadores, recuos) não é mais dimensionado.
• Várias melhorias no gerenciamento de fontes para os idiomas CJK e árabe.

Um vídeo resumindo os principais novos recursos do LibreOffice 7.6 Community está disponível no YouTube: https://youtu.be/AB7TbrkCTSA e PeerTube: https://peertube.opencloud.lu/w/6yyK92nUA39dnhyF3JtkK3 . Uma descrição de todos os novos recursos está disponível nas Notas de versão [1]

 

Contribuintes do LibreOffice 7.6 Community

Os novos recursos do LibreOffice 7.6 Community foram desenvolvidos por 148 colaboradores: 61% dos commits de código são de 52 desenvolvedores empregados por três empresas do Conselho Consultivo do TDF – Collabora, Red Hat e allotropia – ou outras organizações, 15% são de 7 desenvolvedores da The Document Foundation e os 24% restantes são de 89 voluntários individuais.

Outros 202 voluntários – representando centenas de outras pessoas que fornecem traduções – confirmaram localizações em 160 idiomas. O LibreOffice 7.6 Community é lançado em 120 versões de idiomas diferentes, mais do que qualquer outro software gratuito ou proprietário e, como tal, pode ser usado no idioma nativo (L1) por mais de 5,4 bilhões de pessoas em todo o mundo. Além disso, mais de 2,3 bilhões de pessoas falam um desses 120 idiomas como segunda língua (L2).

LibreOffice para Empresas

Para implantações empresariais, a The Document Foundation recomenda fortemente a família de aplicativos LibreOffice Enterprise dos parceiros do ecossistema – para desktop, dispositivos móveis e nuvem – com um grande número de recursos dedicados de valor agregado e outros benefícios, como SLA (acordos de nível de serviço): https: //www.libreoffice.org/download/libreoffice-in-business/.

Cada linha de código desenvolvida por empresas do ecossistema para seus clientes corporativos é compartilhada com a comunidade no repositório de código mestre e melhora a plataforma LibreOffice Technology.

Os produtos baseados na tecnologia LibreOffice estão disponíveis para os principais sistemas operacionais de desktop (Windows, macOS, Linux e ChromeOS), para plataformas móveis (Android e iOS) e para a nuvem.

Migrações para o LibreOffice

A The Document Foundation desenvolveu um protocolo de migração para apoiar empresas que mudam de suítes de escritório proprietárias para o LibreOffice, que se baseia na implantação de uma versão LTS (Long Term Support [suporte de longo prazo]) da família LibreOffice Enterprise, além de consultoria de migração e treinamento fornecido por profissionais certificados que oferecem soluções e serviços de valor agregado em alinhamento com ofertas proprietárias. Referência: https://pt-br.libreoffice.org/ajuda/suporte-profissional/.

De fato, o LibreOffice – graças à sua base de código madura, rico conjunto de recursos, forte suporte para padrões abertos, excelente compatibilidade e opções LTS de parceiros certificados – é a solução ideal para empresas que desejam recuperar o controle de seus dados e se livrar do bloqueio do fornecedor.

Interoperabilidade com Microsoft Office

Com base nos recursos avançados da plataforma LibreOffice Technology para produtividade pessoal em desktop, dispositivos móveis e nuvem, o LibreOffice 7.6 oferece um grande número de melhorias e novos recursos direcionados a usuários que compartilham documentos com o MS Office ou migram do MS Office. Esses usuários devem verificar as novas versões do LibreOffice regularmente, pois o progresso é tão rápido que cada nova versão melhora drasticamente em relação à anterior.

Algumas das melhorias mais significativas:

• Writer: várias correções para quadros em arquivos DOCX, para quadros perdidos, quadros combinados que devem ser separados, quadros divididos que devem ser combinados, quadros sobrepostos, estilos principais ignorados, posicionamento relativo perdido, posicionamento absoluto errado e rotação perdida.
• Writer: as propriedades dos caracteres dos marcadores de parágrafo DOCX agora também são armazenadas em arquivos ODT.
• Writer: melhorias significativas no manuseio de tabelas flutuantes de várias páginas, especialmente ao importar/exportar arquivos de/para DOCX/DOC/RTF.
• Calc: exportação corrigida de cores de borda de células formatadas condicionalmente para XLSX.

O LibreOffice oferece o mais alto nível de compatibilidade no segmento de mercado de suítes de escritório, com suporte nativo para o Open Document Format (ODF) – superando os formatos proprietários em segurança e robustez – para suporte superior a arquivos do MS Office, acompanhado de filtros para um grande número de formatos de documento herdados, para devolver a propriedade e o controle aos usuários.

Os arquivos da Microsoft ainda são baseados no formato proprietário obsoleto pela ISO em 2008, e não no padrão aprovado pela ISO, então eles escondem uma grande quantidade de complexidade artificial. Isso causa problemas de manuseio com o LibreOffice, cujo padrão é um verdadeiro formato padrão aberto (o Open Document Format).

Disponibilidade de LibreOffice 7.6 Community

O LibreOffice 7.6 Community está disponível em: https://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-novo/. Os requisitos mínimos para sistemas operacionais proprietários são Microsoft Windows 7 SP1 e Apple macOS 10.15. Os produtos baseados na tecnologia LibreOffice para Android e iOS estão listados aqui: https://www.libreoffice.org/download/android-and-ios/.

Para usuários que não precisam dos recursos mais recentes e preferem uma versão que passou por mais testes e correções de bugs, a The Document Foundation mantém a família LibreOffice 7.5, que inclui alguns meses de correções retroativas. A versão atual é o LibreOffice 7.5.5 Community.

A The Document Foundation não fornece suporte técnico para usuários, embora eles possam obtê-lo de voluntários em listas de discussão de usuários e no site Ask LibreOffice: https://ask.libreoffice.org

Usuários do LibreOffice, defensores do software livre e membros da comunidade podem apoiar a The Document Foundation com uma doação em https://www.libreoffice.org/donate.

[1] Notas de lançamento: https://wiki.documentfoundation.org/ReleaseNotes/7.6