LibreOffice Magazine

Foz do Iguaçu, 17 de outubro de 2012. É com imenso orgulho que a Comunidade LibreOffice Brasil anuncia o lançamento da primeira edição da revista LibreOffice Magazine no idioma português, na IX Conferência Latino Americana de Software Livre – Latinoware.
A todos os voluntários que participaram da criação desta primorosa revista, os sinceros agradecimentos.
Se você quiser colaborar com a revista, inscreva-se em nossa lista de discussão e colabore com a atividade que mais lhe agradar. Se você quer escrever, revisar ou diagramar, então, junte-se ao time de voluntários. A informação sobre a lista da revista encontra-se neste link: http://pt-br.libreoffice.org/suporte/listas-de-discussao/

Download LibreOffice Magazine – Edição 01: LM-Edição01

Sobre partos e renascimentos
No mês de setembro comemoramos dois anos de criação da The Document Foundation. Sinto-me particularmente agradecido por ter embarcado em uma aventura de alto risco, mas com a convicção que era a coisa certa a ser feita em 2010. Com um capital intelectual vasto sobre uma tecnologia que estava ainda mostrando seus frutos, fiquei receoso dos rumos tomados pela empresa que mantinha o OpenOffice.org em uma camisa de força que o impedia de evoluir no compasso que o mercado exigia de uma suíte office que almeja a maturidade.
Na época, eu era membro eleito do Conselho da Comunidade, composto por alguns representantes das comunidades mundo afora, e uma maioria de funcionários do principal patrocinador. Na reunião anual do Conselho, com a participação do principal executivo do projeto OpenOffice.org da empresa, soubemos que a participação da comunidade não era estratégica para os objetivos empresariais e que a condução do projeto seria feita pela empresa a revelia da comunidade. Este foi o momento em que percebemos a necessidade de uma ruptura. Nasceu então a The Document Foundation e o LibreOffice.
A alforria alcançada em 2010 fez com que, em dois anos, pudéssemos evoluir com o LibreOffice no ritmo que queríamos. Mudamos o perfil do software, dos seus atores no desenvolvimento e de suas comunidades. Hoje temos uma comunidade vibrante e atuante na promoção do software e, recentemente, no seu desenvolvimento. Com a chegada desses novos desenvolvedores, estamos marcando a presença do Brasil, e cada um individualmente no cenário internacional do LibreOffice, e mostrando que queremos participar deste processo criativo e ter como interferir na sua evolução.
Esta revista pretende ser a voz dos que orbitam em torno das tecnologias trazidas pelo LibreOffice. Fizemos nossa revista para a comunidade e também para os usuários do software. Para atender a esta missão trouxemos assuntos relacionados a casos de uso, dicas para melhor aproveitamento da ferramenta, artigos sobre novidades e tecnologias em software livre, entrevistas com personalidades da comunidade e para nossos próximos números, teremos nosso cantinho dos desenvolvedores brasileiros.
Esta é uma revista feita com dedicação e carinho de seus autores, diagramadores, editores e revisores, que o fazem de forma voluntária e portanto merecem todo nosso respeito, carinho e agradecimento por nos propiciar uma leitura estimulante e fazer com que gostemos cada vez mais do nosso LibreOffice.
Boa leitura!
Olivier Hallot

6 thoughts on “LibreOffice Magazine

  1. Lex Aleksandre

    Perdoem-me pela mensagem anterior. Eu apenas visualizei a revista através do reprodutor de pdf embutido no próprio Iceweasel 16 e as fontes ficavam todas misturadas com caracteres asiáticos com se eu não as possuísse instaladas em meu Debian. Por isso pensei que não as tivessem embutido no documento. Ao visualizá-lo no Evince tudo sai normal. Deve ser um problema no próprio visualizador do Iceweasel que é beta.

Leave a Reply