Google Summer of Code: Hora dos Resultados de 2012

Por Cédric Bosdonat 

Sei que já é bem tarde, mas hackers sempre atrasam o que não for hack até onde não dá mais. Falta uma semana para a cimeira dos mentores dos Google, e a hora de fazer o balanço do Google Summer of Code do LibeOffice 2012 chegou. Este ano tivemos 10 estudantes e 9 projetos de sucesso. 

Os projetos completados são:

Daniel melhorou o tempo de carga tanto do formato ODF quanto do formato XLSX em muitos aspectos. Especialmente para arquivos XLSX grandes, a melhoria pode chegar a carregar um arquivo em 6 segundos quando antes levava 8 minutos! 

  • Melhorias no filtro de exportação SVG do Impress, por Marco Cecchetti (veja os exemplos)

Marco melhorou o trabalho anterior para exportar slides em SVG, acrescentando as animações. Graças a seu trabalho, você só precisará ter o Firefox para brincar com suas apresentações onde estiver. Você pode rodar alguns desses resultados para confirmar o quanto ficou bacana esse recurso. 

  • Filtro de importação do MSPublisher de Brennan Vincent, veja o código 

O trabalho de Brennan foi particularmente difícil por que teve de fazer a engenharia reversa do formato do arquivo do Publisher. Junto com Valek Filipov, eles conseguiram cobrir todos os formatos do MSPublisher de 1997 a 2010 – com todas as formas, preenchimentos e propriedades de textos que o Open Document Graphics suporta. 

  • Uma GUI Java para selecionar arquivos no Android, por Iain Billett 

O trabalho de Iain foi importante para o “port” do LibreOffice para o Android. Enquanto os esforços no “port” se focam na exibição dos documentos, o visualizador inteiro precisa de muito mais – e particularmente uma interface de usuário (UI) para selecionar o documento a mostrar, mover, ampliar; e foi isso que o Iain entregou para o LibreOffice. Veja a cópia de tela abaixo. 

Rafael trabalhou na criação uma interface moderna para selecionar um modelo de documento. Ele também acrescentou o suporte para conectar a repositórios remotos de modelos, que em breve nos ajudará a conectar diretamente com o site de modelos do LibreOffice. Seu trabalho facilitará muito o emprego de modelos no LibreOffice. 

Graças ao Gökçen, podemos agora assinar digitamente os PDFs produzidos pelo LibreOffice. Muito importante nos dias de hoje onde a segurança e a confiabilidade de documentos eletrônicos precisa ser mantida.

  • Controle remoto do Impress pelo Android, de Andrzej Hunt 

O controle remoto pelo Android do Andrzej permite controlar a apresentação de slides pelo seu telefone Android. Simplesmente conecte seu telefone ao computador da apresentação pela rede ou pelo bluetooth, que verá uma previsão dos slides no telefone e poderá navegar na apresentação por ele ao invés de usar o teclado do computador ou um controlador remoto via USB. 

  •  Melhorias na UI de sessões de grupo para edição colaborativa de arquivos, por Matúš Kukan 

Matúš progrediu a demonstração da edição colaborativa do Calc. Ele acrescentou uma interface de usuário, e continuou com o trabalho interno do recurso. Quando completado, este trabalho permitirá editar uma planilha de forma colaborativa com seu colega, como se estivessem em um chat ou comunicador instantâneo, sem a necessidade de enviar os arquivo pela rede. 

  • Melhorias nos testes unitários, por Artur Dorda 

Testes unitários são fundamentais no LibreOffice. São testes feitos durante a montagem (build) do software, e consequentemente, são executados por todo desenvolvedor que monta o LibreOffice. Os testes unitários ajudam a verificar se uma funcionalidade não regrediu ao longo do tempo, e se tiver, ajuda a descobrir rapidamente a regressão. Artur fez um trabalho bonito ao estender os testes unitários para muitas áreas do Calc. 

Os códigos desse pessoal já estão no ramo mestre do LibreOffice tanto na forma experimental ou definitiva. Se quiserem conhecer um de nosso estudantes em pessoa e saber mais sobre esses projetos, assistam à sessão “GSoC results” na LibreOffice Conference esta semana. 

Algumas cópias de tela para os mais preguiçosos: 

Seletor de arquivo do Android LibreOffice

Controle remoto Android

Novo seletor de modelos
 

Nosso muito obrigado ao Google por seu time do Open Source Program pela organização do GSoC deste ano e por nos permitir participar.

Leave a Reply