Guia de Introdução às funções do LibreOffice Calc – 50 fórmulas do Calc em exemplos

O domínio dos conceitos que envolvem o uso de fórmulas e funções são fundamentais para a obtenção de bons resultados em qualquer aplicação de planilha eletrônica. Durante muito tempo, criei e acumulei documentação sobre esse tema em um único documento, com base nas funções disponíveis no LibreOffice Calc. Agora, resolvi publicá-lo com o objetivo apresentar uma introdução concisa ao usuário que deseja aprofundar seus conhecimentos. O objetivo não é detalhar todas as funções do Calc, mas sim, apresentar com qualidade as funções mais comuns e úteis. São, até o momento, mais de 50 fórmulas do Calc documentadas com exemplos.

O documento é dividido em duas partes. A primeira relaciona recursos úteis do Calc para o usuário que trabalha com fórmulas e funções. A segunda apresenta o detalhamento das funções, com exemplos que simulam situações reais de uso de fórmulas em planilhas, muitas vezes relacionando mais de uma função em um mesmo cenário.

As funções estão listadas por categoria, ou seja, estão organizadas da mesma forma como podem ser encontradas no assistente de funções. Para uma pesquisa alfabética, foi disponibilizado um índice alfabético de funções na última página.

A minha intenção é que este guia esteja em constante atualização com base no versionamento estável do LibreOffice para uso corporativo (versões a partir de x.x.3). Correções, comentários e contribuições de exemplos de construção de fórmulas são bem-vindas e podem ser feitas diretamente para mim ou para a lista de documentação do projeto LibreOffice. Os endereços estão disponíveis na seção Comentários e sugestões, na página 2 do documento.

Para obtê-lo, basta clicar nos links abaixo:

 – versão ODT

 – versão PDF.

Agradecimentos para Vera Lucia Cavalcante Pereira pela revisão geral da primeira versão.

Gustavo Pacheco

11 thoughts on “Guia de Introdução às funções do LibreOffice Calc – 50 fórmulas do Calc em exemplos

  1. Julio Neves

    Pacheco,
    vc não é fácil! Brindando a comunidade com mais um trabalho brilhante e desinteressado.

    Parabéns.

Leave a Reply