A The Document Foundation anuncia o LibreOffice 5.1

Disponível imediatamente para Linux, MacOS X and Windows

Berlim, 10 de fevereiro de 2016 – a The Document Foundation anuncia o LibreOffice 5.1, uma suíte Office completa comparável em desempenho e recursos com qualquer produto da mesma categoria, e com recursos de interoperabilidade muito superiores.

O LibreOffice 5.1 oferece uma interface completamente remanejada e muitos recurso aperfeiçoados destinados a instalações empresariais: melhor suporte ao ODF 1.2, interoperabilidade com documentos em formatos fechados e gerenciamento de documentos em servidores remotos.

libo51-lancamento

O LibreOffice já foi baixado mais de 120 milhões de vezes desde seu lançamento em janeiro de 2011, a suíte Office está instalada em grandes organizações de todos os continentes, e a última aquisição é a do Ministério da Defesa Italiano com mais de 100.000 computadores.

Destaques do LibreOffice 5.1

Interface do usuário: A interface do usuário do LibreOffice 5.1 foi completamente reorganizada para fornecer acesso mais rápido e consistente aos recursos mais utilizados. Um novo menu foi adicionado nas aplicações: Estilos (Writer), Planilha (Calc) e Slide (Impress). Além disso, vários ícones e comandos do menu foram reposicionados de acordo com as preferências dos usuários.

Interoperabilidade: A compatibilidade com documentos em formatos proprietários foi melhorada, com parte do esforço continuado para intercambio com outros software de produtividade. Além disso novos filtros foram acrescentados para arquivos em Apple Keynote 6, Microsoft Write e Gnumeric.

Funções de planilha: O motor de cálculo do Calc foi melhorado resolvendo as restrições em referencias para tabelas estruturadas, e fixação de linhas e colunas, interoperabilidade com planilhas OOXML e compatibilidade com o ODF 1.2 .

Acesso a arquivos em servidores remotos: Arquivos em servidores remotos como Sharepoint, Google drive e Alfresco podem ser acessados pelo menu Arquivo, com capacidade para ler e gravar sem a necessidade de uma janela de abertura de arquivo.

Uma lista completa dos recursos mais importantes está na página http://www.libreoffice.org/discover/new-features/.

O LibreOffice 5.1 também foi aperfeiçoado nos recursos internos, graças ao trabalho de centenas de voluntários. Isso resulta numa suíte Office de código fonte aberto mais fácil de desenvolver, manter e debugar. Mesmo não sendo visível ao usuário, é extremamente importante para instalações empresariais.

“O LibreOffice 5.1 é mais um passo para cumprir nossa visão de uma suíte Office feita sob medida para as necessidades e preferências dos usuários” afirmou Bjoern Michaelsen, um dos Diretores da The Document Foundation (TDF) e um dos principais desenvolvedores “Desde 2010, passamos por vários ciclos de desenvolvimento para limpar o código e torná-lo mais rápido. Estamos agora numa etapa onde queremos oferecer uma interface de usuário melhor”, completou.

“O terceiro ciclo de desenvolvimento do LibreOffice nos leva a um novo conceito de interface, onde o usuário será capaz de escolher o melhor layout dos elementos da sua tela para seu uso próprio, e otimizar o espaço no seu desktop da melhor maneira” acrescentou Jan Holesowsky, outro Diretor da TDF, e líder to time de Design.

Disponibilidade para instalações empresariais

O LibreOffice 5.1 representa o que de mais avançado existe em termos de recursos para uma suite Office de código aberto e desta forma é destinado inicialmente aos apreciadores de novas tecnologias e usuários avançados. Para instalações empresariais, a TDF mantém o ramo 5.0.x (em breve 5.0.5), bem mais estável. De qualquer forma , a TDF sugere que a instalação em empresas e a migração para o LibreOffice seja feita com o apoio de profissionais certificados em suporte de nível 3, profissionais certificados em consultoria de migração e em treinamento no LibreOffice, cuja lista está na página http://www.libreoffice.org/get-help/professional-support/.

O LibreOffice 5.1 pode ser baixado imediatamente da página http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-novo/. Os usuários do LibreOffice, membros da comunidade LibreOffice e outros ativistas de software livre podem apoiar a The Document Foundation com doações na página http://donate.libreoffice.org.

Tradução voluntária : Olivier Hallot

One thought on “A The Document Foundation anuncia o LibreOffice 5.1

  1. Pingback: LibreOffice no Linux - Veja como instalar a versão 5.0

Leave a Reply