200.000 Muito Obrigados

Autor: Italo Vignoli – The Document Foundation

Recebemos 200.000 doações em 1030 dias, de primeiro de maio de 2013 a 24 de fevereiro de 2016, com uma média de 194 doações diárias. O melhor dia foi em 11 de fevereiro de 2016, um dia após o lançamento do LibreOffice 5.1 – com 474 doações. Os voluntários que dedicam seu tempo ao projeto, os membros do Conselho Consultivo que investem na The Document Foundation e os doadores individuais estão tornado realidade o sonho de uma fundação de software livre independente e autossustentada – capaz de levar a melhor suíte Office livre ao próximo nível de encantamento – numa realidade sólida e duradoura.

Em 2010 quando nossa fundação independente foi anunciada, ouvimos com muita frequência as objeções baseadas na suposição que um projeto de software livre de grande porte não sobreviveria sem uma grande empresa a sustentá-lo. Cinco anos e meio se passaram, o sonho se tornou realidade e temos um futuro brilhante. Graças às doações, fomos capazes de financiar muitos projetos, desde hackfests para desenvolvedores a estandes para apresentação do LibreOffice em eventos e congressos, eventos em todas as regiões do mundo, infraestrutura de suporte computacional sólida e muito mais. Além disso nossa equipe cresce para cuidar das atividades da retaguarda, e fazendo com que as coisas aconteçam.

Mais importante, fomos capazes de demonstrar que um grande projeto de software livre não precisa de um grande patrocinador corporativo para se desenvolver, mas pode confiar no ecossistema diversificado de empresas e voluntários, e apoiado por doadores individuais. Empresas chegam e partem, enquanto que os voluntários – e doadores – permanecem, e possivelmente crescem. Até agora foram a única força para tornar um sonho de dez anos uma realidade, e escrever a História. Com uma simples doação em http://donate.libreoffice.org/pt eles podem manter esta historia viva, para sempre.

200.000 Muito Obrigados

Tradução voluntária: Olivier Hallot

Leave a Reply