Lançado o LibreOffice 5.2 ”Novo”, para Windows, Mac OS e GNU/Linux

LibreOffice 5.1.5 “Estável” disponível para instalações em ambientes corporativos

Berlim, 3 de Agosto de 2016 – A TDF (The Document Foundation) anuncia o LibreOffice 5.2, com muitos novos recursos, da melhor suíte livre de escritório existente – direcionada para usuários interessados em novidades e avançados – com várias melhorias de interface do usuário e recursos de nível empresarial.

Simultaneamente, a TDF lança o LibreOffice 5.1.5 destinado ao uso empresarial e para usuários mais conservadores dessa suíte de escritório.

libreoffice52e515

O LibreOffice 5.2 introduz o conceito de classificação de documentos em categorias, conforme os padrões abertos TSCP (Transglobal Secure Collaboration Program) e uma série de funções de previsão estatística no Calc. Além disso, as assinaturas digitais contêm agora um campo de descrição permitindo múltiplas assinaturas no documento, acompanhado da importação e exportação de assinaturas para arquivos no formato OOXML.

Os recursos de interoperabilidade também foram aprimorados, com a melhoria dos filtros de importação no Writer para arquivos DOCX e RTF, e o novo suporte aos documentos legados do Word para DOS. Nas planilhas, novos tipos de valores nos argumentos das funções visando melhorar a interoperabilidade com planilhas de outros formatos, bem como o suporte a caracteres “coringas” nas expressões de fórmulas, de maneira a aprimorar a compatibilidade com XLS/XLSX e ODF 1.2.

Para conforto do usuário, introduziu-se o conceito da barra de ferramentas única no Writer e Calc para ajudar a se concentrarem no conteúdo do documento, e alguns ícones foram adicionados à barra de ferramentas padrão para tornar mais fácil o acesso às muitas funções frequentemente utilizadas – tais como exibir / ocultar o registro de alterações e congelar a primeira coluna ou linha de uma planilha. Além disso a maioria dos menus de contexto podem agora ser personalizados, para um controle e agilidade ainda maior.

O LibreOffice foi baixado 140 milhões de vezes desde seu lançamento em Janeiro de 2011. A suíte de escritório está implantada em grandes organizações em todos os continentes, sendo a mais recente adição, a da Polícia da Lituânia, com mais de 8.000 estações de trabalho.

Outros recursos novos do LibreOffice 5.2

  • Novas ferramentas de desenho, incluindo curvas vazadas e preenchidas, polígonos e linhas de mão livre, para todos os módulos.

Writer

  • É possível agora imprimir para um arquivo como se fosse uma impressora. Imprimir para Arquivo agora está disponível na lista de impressoras.
  • O suporte à autenticação em 2-passos foi incluído para usuários de armazenamento do Google Drive.
  • O botão Salvar na barra de ferramentas inclui uma opção imediata de Salvar Como Modelo, não sendo mais necessário usar o Menu.

Calc

  • Novas funções foram adicionadas, com extensa informação contextual, que descreve cada argumento à medida que são digitados.
  • A barra de status agora tem várias funções, que podem ser ativadas simultaneamente, para obter um panorama instantâneo de seus dados.
  • O ícone de Moeda da barra de ferramentas agora inclui uma lista suspensa, para a escolha da moeda que deseja utilizar.
  • Quando remover as bordas das células selecionadas, pode-se também pode escolher remover as bordas das células adjacentes.

Impress

  • Ao trabalhar com animações personalizadas, você poderá adicionar, rapidamente, um efeito de animação a um elemento, usando a barra lateral, em vez de usar uma caixa de diálogo.
  • A lista de efeitos na barra lateral agora inclui uma descrição do efeito, com o nome de cada elemento.
  • Nas Propriedades da barra lateral, há um novo Painel Deslizante, que permite fazer alterações instantâneas nos formatos, nas orientações e na imagem de fundo de um Slide.

Uma lista completa e mais documentada dos novos recursos está disponível em um documento PDF: (http://tdf.io/lo52features), e no site: http://www.libreoffice.org/discover/new-features/. Vídeos curtos com a apresentação dos novos recursos mais significativos do Writer, Calc e Impress estão disponíveis em: http://tdf.io/52vids.

O LibreOffice 5.2 também foi aprimorado internamente, graças ao trabalho de centenas de voluntários. Isso se traduz em uma suíte de escritório de código aberto mais fácil de desenvolver, manter e depurar. Embora não seja visível aos usuários, é extremamente importante para ambientes corporativos.

De acordo com a varredura Coverity, o número de problemas em aberto por milhar de linhas de código-fonte do LibreOffice 5.2 é atualmente o recorde de ZERO (para 7,8 milhões de linhas de código-fonte), contra uma média da indústria de 0,61 para software de código aberto e 0,75 para software proprietário.

“O LibreOffice 5.2 é um avanço significativo para o Software Livre no desktop, e em breve estará disponível como um pacote de escritório na nuvem cheio de recursos”, afirmou Michael Meeks, diretor da The Document Foundation (TDF) e um dos principais desenvolvedores do LibreOffice Online. “A devida integração entre desktop e nuvem fornecerá às empresas uma experiência adicional, com o melhor de ambas as plataformas, sempre disponível para todos os usuários.”

“O LibreOffice está crescendo rapidamente, graças às vantagens que o diferencia dos demais, tais como o formato de documento padrão, que é reconhecido por um número crescente de governos como a melhor solução para a interoperabilidade,” afirmou Thorsten Behrens, Diretor da The Document Foundation (TDF) e membro do Comitê Técnico da OASIS ODF (Open Advancing Stardards For The Information Society, Open Document Format).

No Brasil

O LibreOffice 5.2 e 5.1.5 já estão tropicalizados e traduzidos para o português do Brasil graças a colaboração da comunidade brasileira, em particular de Marcelo Alvarenga, Gilvam Vilarim, Raul Pacheco, Vera Cavalcante, João McCormick e Olivier Hallot.

Disponibilidade e implantações empresariais

O LibreOffice 5.2 apresenta muitos recursos novos para suítes de escritório de código aberto. Por isso, para implantações corporativas, a TDF mantém e recomenda a versão mais madura, a 5.1.5.

Os recém-lançados LibreOffice 5.2 “Novo” e o LibreOffice 5.1.5 “Estável” estão disponíveis para download imediato nos seguintes links:
http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-novo/ e
http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-stable/ .

Usuários do LibreOffice, defensores do software livre e todos os membros da comunidade podem apoiar a The Document Foundation com uma doação em: http://donate.libreoffice.org.

O LibreOffice 5.2 para GNU/Linux está disponível também em novos formatos de pacotes, o que torna mais fácil aos usuários finais para instalar e atualizar o aplicativo: Flatpak da Red Hat (LINK) e Snap da Canonical (LINK).

Em qualquer caso, a TDF sugere a implantação ou migração para o LibreOffice com o apoio de profissionais certificados que fornecem suporte de nível 3, consultoria de migração e treinamento, de acordo com as melhores práticas reconhecidas em todo o mundo (http://www.libreoffice.org/get-help/professional-support/).

O LibreOffice 5.2 e LibreOffice 5.1.5 foram construídos com bibliotecas de conversão de documentos que suportam formatos de documentos do Document Liberation Project: http://www.documentliberation.org.

Detalhes técnicos adicionais

Os registros das alterações do LibreOffice 5.1.5 podem ser encontrados em: https://wiki.documentfoundation.org/Releases/5.1.5/RC1 (consertado em RC1) e https://wiki.documentfoundation.org/Releases/5.1.5/RC2 (consertado em RC2).

O registro de alterações do LibreOffice 5.2 :

https://wiki.documentfoundation.org/Releases/5.2.0/RC1 (consertado no RC1), https://wiki.documentfoundation.org/Releases/5.2.0/RC2 (consertado no RC2) e https://wiki.documentfoundation.org/Releases/5.2.0/RC3 (consertado em RC3), e http://wiki.documentfoundation.org/Releases/5.2.0/RC4 (consertado no RC4).

Kit de imprensa e cópias de telas

O kit de imprensa, com os documentos de referência dos novos recursos e a classificação TSCP, podem ser obtidos em: http://tdf.io/lo52presskit. As cópias de telas baseadas em Linux podem ser obtidas em: http://tdf.io/lo52screenshots.

Tradução Voluntária: Chrystina Mara Pelizer

Leave a Reply