LibreOffice Magazine 26: Projeto de Documentação do LibreOffice

A luz e a escuridão

Dalai Lama dizia que “A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância.

Eu somaria a arte de escutar também, a arte de aprender. Quanto mais aprender, mais a luz envolverá a todos que estão ao seu lado, se você também compartilhar o que aprendeu. E assim, a vida segue melhorando a cada dia. Estamos falando de coisas que o ser humano consegue obter sem ter que usar moeda de troca ou mesmo pagar por isso. Aprender e compartilhar é colaborar para melhoria ampla, geral e irrestrita de todos que se interessam.

O discurso acima tem a ver com nossa matéria de capa “Projeto de documentação LibreOffice”. A documentação de um software de código aberto depende muito do envolvimento de pessoas, que para colaborar, tem a necessidade de aprender sobre o aplicativo. E com esse aprendizado vai ajudar na elaboração, tradução e revisão da documentação. No caso do LibreOffice é onde o “bicho pega”, pois a atualização da documentação não consegue alcançar o ritmo do desenvolvimento do software. Você, caro leitor, não gostaria de ajudar?
Nessa edição da revista há artigos de autores que tem o espírito de colaboração aflorado. Tanto que assinam as matérias, que oferecem um pouco mais de conhecimento sobre LibreOffice, além de textos sobre utilização de Linux e LibreOffice em programas educacionais.

E como é o trabalho de Florian Effenberger – diretor executivo da The Document Foundation? Veja a entrevista que é assinada por Italo Vignolli, um colaborador, por excelência, do LibreOffice.

Artigo sobre Inteligência artificial – Parte I , também presente nessa edição – assunto que devemos conhecer pois é o futuro que nos aguarda, assinado por David Jourdain, que também assina o texto sobre SAT> IP, além de traduzir textos interessantes sobre software livre, hackers e empresas de software livre, com a devida colaboração dos autores originais. A história de um menino que desejou que todas as pessoas deveriam ter acesso a qualquer informações através da internet, está presente em dois artigos nessa edição. E, finalizando temos o artigo sobre Gerenciamento de discos & LVM.

Mais uma vez a revista é usada por pessoas que compartilham seus conhecimentos com você.
Agradecemos a todos que colaboram com essa edição.

Vera Cavalcante

Download Edição 26: Projeto de Documentação do LibreOffice

Edições anteriores: Revista LibreOffice Magazine