A Document Foundation libera o LibreOffice 6.2.4

Postado  Por Italo Vignoli Em 22 de maio de 2019 – Traduzido para Pt-BR por Valdir Barbosa

Berlim, 22 de maio de 2019 – A Document Foundation anuncia o LibreOffice 6.2.4, a quarta versão de correção de bugs e regressões da família LibreOffice 6.2, voltada para indivíduos com conhecimento de tecnologia: usuários iniciantes, entusiastas de tecnologia e usuários avançados.

Os usuários individuais do LibreOffice são ajudados por uma comunidade global de voluntários: https://www.libreoffice.org/get-help/community-support/. No site e no wiki existem guias, manuais, tutoriais e HowTos. As doações nos ajudam a disponibilizar todos esses recursos.

Os usuários do LibreOffice estão convidados a se juntar à comunidade em https://www.libreoffice.org/community/get-involved/, para melhorar o LibreOffice, contribuindo de volta em uma das seguintes áreas: desenvolvimento, documentação, infraestrutura, localização, garantia de qualidade, design ou marketing.

Implantações Empresariais

O LibreOffice 6.2.4 representa o limite máximo em termos de recursos para suítes de escritório de código aberto e, como tal, não é otimizado para implantações de classe corporativa, em que os recursos são menos importantes que a robustez. Os usuários que desejam uma versão mais madura podem baixar o LibreOffice 6.1.6, que inclui alguns meses de correções com back port.

Organizações que procuram um aplicativo de classe empresarial respaldado por suporte e acordos de nível de serviço (SLA) devem obter uma versão LTE (Long Term Supported) do LibreOffice dos membros do TDF Advisory Board que fornecem esse produto (https://www.documentfoundation.org/governance/advisory-board/).

Além disso, serviços de valor agregado para implantações de classe empresarial – relacionados a suporte de software, migrações e treinamento – devem ser obtidos de profissionais certificados (https://www.libreoffice.org/get-help/professional-support/).

O fornecimento de software e / ou serviços do ecossistema de profissionais certificados representa a melhor opção de suporte para empresas que implantam o LibreOffice em um grande número de desktops. Na verdade, essas atividades são contribuídas de volta para o projeto sob a forma de melhorias no software e na comunidade, e acionam um círculo virtuoso que é benéfico para os usuários e todos os outros interessados.

Disponibilidade do LibreOffice 6.2.4

O LibreOffice 6.2.4 está imediatamente disponível no seguinte link: https://www.libreoffice.org/download/. Os requisitos mínimos para sistemas operacionais proprietários são o Microsoft Windows 7 SP1 e o Apple macOS 10.9. As versões do código fonte mais recente do LibreOffice Online estão disponíveis como imagens do Docker: https://hub.docker.com/r/libreoffice/online/.

O LibreOffice Online é fundamentalmente um serviço de servidor e deve ser instalado e configurado adicionando armazenamento em nuvem e um certificado SSL. Pode ser considerado uma tecnologia capacitadora para os serviços em nuvem oferecidos pelos ISPs ou pela nuvem privada de empresas e grandes organizações.

Usuários do LibreOffice, defensores do software livre e membros da comunidade podem apoiar a Document Foundation com uma doação em https://www.libreoffice.org/donate.

O LibreOffice 6.2.4 é construído com bibliotecas de conversão de documentos do Document Liberation Project: https://www.documentliberation.org.