Criar vídeos tutoriais do LibreOffice? Aprenda com Jesse Moreira.

Entrevista com Daniel Rodriguez

Jesse Moreira é um voluntário da comunidade brasileira do LibreOffice autor  de muitos vídeos tutoriais para a suite de escritório. Estamos muito gratos pelo seu trabalho e decidimos descobrir exatamente como ele faz para criar os vídeos.

Como você decide quais vídeos fazer? Tem algum sistema para a coleta de ideias e tópicos?

Os tópicos abordados nos meus vídeos são inspirados na resolução de problemas que enfrento no meu trabalho, que é na área educacional, e nas perguntas feitas pelos membros da comunidade, no Telegram, do LibreOffice.
Jesse Moreira

Que tópicos você cobre? São tópicos solicitados com muita frequência ou que você mesmo considera importantes? São específicos do algum sistema operacional?

Procuro abordar nos meus vídeos aplicações práticas para os softwares do LibreOffice. Escolho tópicos, que considero importantes, que demonstrem a capacidade operacional do LibreOffice de resolver situações problemas, independentemente do sistema operacional do usuário, de diversas áreas de atuação profissional como, por exemplo, na área educacional. Procuro, também, abordar tópicos relacionados a dúvidas frequentes expostas pelos membros do grupo, no Telegram, do LibreOffice.

Como você realmente faz os vídeos?

Preparações: Você verifica o que está disponível no tópico selecionado na documentação, ajuda do LibreOffice ou respostas de perguntas ao LibreOffice?

Verifico, sim! Gosto de ler os guias do LibreOffice, brilhantemente escritos pela equipe de documentação de vários países do mundo, pois eles são riquíssimos em detalhes. Aprendo bastante com os manuais que estão publicados no site da TDF e procuro criar aplicações práticas, para o meu trabalho, baseadas nos tópicos expostos nos manuais/documentação do LibreOffice.

Criação dos vídeos: Quais são os aplicativos que você utiliza?

Uso apenas softwares livres na produção dos vídeos. Gravo a tela com o SimpleScreenRecorder, trato o áudio com o Audacity, faço a edição dos vídeos no Kdenlive e a arte das capas (thumbnails) no GIMP.

Please accept YouTube cookies to play this video. By accepting you will be accessing content from YouTube, a service provided by an external third party.

YouTube privacy policy

If you accept this notice, your choice will be saved and the page will refresh.

Quanto tempo normalmente leva para fazer um vídeo? O que pode dizer para aqueles que desejam criar vídeos semelhantes?

O tempo é variável de acordo com o vídeo – Houve, por exemplo, um vídeo que demorei alguns meses para descobrir um modo eficiente de resolver um problema que estava tendo no trabalho (que era uma forma de fazer mala direta contendo textos e imagens), mas em média o tempo de preparo de um vídeo é em torno de 10 vezes o tempo de duração do mesmo, ou seja, se o vídeo tem, por exemplo, 6 minutos, gasto em média 60 minutos para escrever o roteiro, gravá-lo, editá-lo (cortar ruídos e outros problemas ocorridos na hora da gravação), fazer capa e subí-lo para o YouTube.

Recomendo fortemente que outros usuários façam vídeos tutoriais sobre o LibreOffice, pois o aprendizado pessoal é incrível e a satisfação de ajudar outras pessoas é ainda maior – posso garantir, sem medo de errar, que se uma pessoa produzir um vídeo e compartilhar com a comunidade, ela estará apredendendo mais do que ensinando e esse aprendizado e prazer de ajudar o próximo é algo imensurável.